Pelo menos uma vez por ano temos um movimento que paralisa o setor de importações. Desta vez, são os auditores fiscais da Receita Federal, parados há mais de 15 dias, com reflexos em boa parte da cadeia produtiva. Centenas de conteineres estão retidos nos portos (e alguns nos aeroportos), com milhões em componentes que servem para alimentar a indústria – e o setor eletrônico é um dos mais afetados.

Segundo a Folha de S.Paulo, só em Manaus estão parados  US$ 14 milhões em insumos importados. Empresas como a Sony ameaçam parar a produção por falta de componentes. A alfândega do porto de Manaus responde por 65% do material retido. Nesta 2a. feira, havia apenas 6 fiscais trabalhando, de um total de 14! No aeroporto, eram apenas 2… A Sony e o Sinaees (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos e Similares do Amazonas), que tem 45 indústrias associadas, conseguiram liminares determinando que os fiscais retomassem os despachos. Mas até hoje isso não tinha acontecido.

Sei de pelo menos três outras empresas que estão parando atividades por falta de produto. Não dá para entrar no mérito da greve em si. Mas é uma pena que, justamente num momento bom para a economia, o País tenha que conviver com mais essa crise de infraestrutura.

3 thoughts on “Greve atrasa o País

  1. Se não estão satisfeitos com o que ganham, que venham para a iniciativa privada para verem o que é bom!!! Pagam pouco? Porque milhares fazem concursos então?

  2. Os auditores estao trabalhando de forma parcial desde novembro de 2007 em fevereiro de 2008 logo no começo ja estavam praticamente parados , trabalhando bem menos ai no mes seguinte veio a noticia da Greve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *