tvs-ifa3.jpgUm rápido levantamento feito pela redação da Revista HOME THEATER constatou que, somente neste mês de maio, estão chegando ao mercado nada menos do que 25 novos televisores de tela fina, distribuídos entre três marcas concorrentes: LG, Philips e Samsung. Considerando que Sony e Toshiba renovaram suas linhas há menos de dois meses, e a chinesa AOC está entrando mais forte nesse mercado (ainda não vi seus novos modelos), podemos dizer que o consumidor brasileiro é um privilegiado em termos de opções em TVs.

De fato, o setor continua aquecido, embora não haja estatísticas oficiais confiáveis. Não houve a tradicional queda de vendas no primeiro trimestre do ano; ao contrário, segundo os principais revendedores, o período foi melhor que o de 2007. E é fora de dúvida que mais pessoas estão podendo comprar bens duráveis, entre os quais o televisor é sempre objeto de desejo. Diante desse quadro, não surpreende que marcas como a japonesa Sharp – agora efetivamente representada no Brasil – e a americana Olevia estejam aquecendo turbinas para também desembarcar no varejo, provavelmente no segundo semestre.

Para o consumidor leigo, fica sempre a dúvida: entre tantas alternativas, qual é a melhor? Existe algum TV que se destaca dos demais? Já fiz essa pergunta a executivos de várias empresas, aqui e lá fora, e não me convenci das respostas. Claro, cada um procura ressaltar os atributos de seus modelos. Mas é difícil fugir à constatação de que praticamente não há diferenças entre os produtos top. Se há, referem-se mais ao design e a um ou outro recurso operacional que pode ser sedutor para determinado tipo de usuário. A explicação é que todos os fabricantes compram seus componentes dos mesmos fornecedores. E a tecnologia chegou a tal nível de evolução que será difícil superar – pelo menos enquanto estamos falando de plasma e LCD, os padrões dominantes hoje.

Se você acha que estou ficando em cima do muro, não se perturbe. Eu mesmo tenho dúvidas na hora de escolher um TV novo. Só sei que essa hora é agora, com tanta oferta e tanta competição entre os fabricantes. No mais, siga seu instinto. Confie na sua marca preferida. E desconfie quando o preço for baixo demais.

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