Assinei hoje o contrato de matrícula de meu filho para 2009. Primeiro item que tive de ler: é proibido aos alunos levar à escola aparelhos eletrônicos, como CD player, MP3, celular e similares. A escola não se responsabiliza por esses e outros objetos de uso pessoal, que nada têm a ver com as atividades educacionais.

Muito bonito. Só quero ver como os administradores da escola farão para cumprir essa “lei” que eles mesmos criaram. Amigos que têm filhos em outras escolas relatam a mesma hipocrisia. Crianças e adolescentes entram na escola munidos de tudo isso e muito mais, sem serem incomodados. Ano passado, a escola nos enviou carta condenando o uso dos aparelhos pelos alunos, que chega às raias do absurdo. Ouvem música na sala de aula, em vez de prestar atenção ao que diz o professor. Já houve casos de estudantes que falavam ao celular durante a aula, sem se incomodar com as reações do professor e dos colegas. No absurdo dos absurdos, a escola identificou estudantes que faziam “cola” pelo celular durante as provas!

Como acabar com esses abusos? É o que se perguntam pais, professores e orientadores. Realmente, não é fácil. A mesma escola onde estuda meu filho já identificou casos de mães que ligam para os filhos no celular em pleno horário de aula. Pode haver exemplo mais danoso do que esse? O que terá pensado o aluno (no caso, um adolescente), quando a própria mãe desrespeita as regras mínimas de convivência social?

Não adianta matricular seu filho na melhor escola do mundo e passar a ele exemplos como esses. Pior: tem gente que faz isso e depois culpa a escola quando o filho vai mal?

3 thoughts on “Celular nas escolas

  1. Orlando, parabéns pelo comentário. Coerente e verdadeiro. Como você sabe, eu ministro algumas aulas em faculdades de São Paulo, e posso reiterar que o uso indiscriminado de celulares, MP3, máquinas digitais é uma realidade nas salas de aula e está fora de controle.
    Ontem mesmo, durante uma prova. Um celular tocou na minha classe. O aluno envergonhado, disse “ooopppssss…. desculpe, professor ….”, mas atendeu a ligação e continuou a conversa mesmo com o olhar desaprovador dos demais colegas da classe e do professor. A desculpa sempre é que “era uma ligação muito importante” (provavelmente da namorada).Outra praga nas salas de aulas são as câmeras. Não basta passarem a aula inteira gravando e fotografando as aulas ( será que ajuda a estudar para a prova?)ao final das aulas já estou acostumado ao pedido: “professor: vamos tirar uma foto. É para o Orkut da classe…”. Acredito que as regras de etiqueta devem ser reescritas frente às novas tecnologias. Mas no fundo, as boas maneiras não dependem da evolução dos eletrônicos.

  2. muito bem …
    mais se realmente querem q os alunos ñ levem aparelhos eletronicos pra sala de aula…. os professores tbm deveriam ñ levar ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *