O leitor Raul Netto, do interior do Rio Grande do Sul, não se conforma que nenhuma operadora de TV paga leve sinal HD para sua cidade (aliás, não diz qual). E pergunta se a Sky seria uma alternativa. O que posso dizer é que o tal decoder HD da Sky é um dos maiores mistérios do mercado, pelo menos até agora.
A última informação que recebi é de que até o meio do ano a empresa irá oferecê-lo, mas não há detalhes. Como se sabe, a Sky – e toda operadora que transmite via satélite – enfrenta um problema sério com a alta definição. Não há como acomodar a quantidade de dados somada de todos os canais, e demais serviços necessários à operação de cada assinante, na banda disponível. É preciso trabalhar com taxas de compressão altíssimas, degradando o sinal; ou então sacrificar uma parte dos canais, o que seria razoável, considerando a quantidade de canais que ninguém (ou pouquíssima gente) assiste.
Mas as operadoras, e não só a Sky, vivem dos pacotes que vendem, e no Brasil seu principal argumento de venda sempre foi o número de canais, e não a qualidade de sinal. Elas pagam caro por alguns canais e barato por outros. Para terem lucro, precisam embutir nos pacotes os canais de menor interesse. E no Brasil não há competição em TV paga, certo? O assinante não tem opção.
Bem, não sei qual será a solução adotada pela Sky, mas espero que seu sinal HD entre logo no ar, e seja de ótima qualidade, para satisfazer não só o Raul, mas milhões de assinantes por todo o País. Sabemos que a NET está ampliando sua rede, mas levar sinal via cabo é muito mais caro e demorado. Resta torcer pelo satélite.
Agradeço muito pela atenção e gentileza de comentar o tema por mim sugerido. Sou assinante da Revista HT e leitor assíduo dos bons textos que escreves em teu blog, de resto não apenas sobre tecnologia. A cidade a que me refiro é Uruguaiana/RS (peço desculpa pela omissão na mensagem primitiva). Em relação ao mérito da questão, só nos resta aguardar pela boa vontade desses verdadeiros oligopólios de tv por assinatura no Brasil (muito bem colocada a questão da quase total ausência de concorrência no setor). Abraço, e continue nos brindando com teus comentários nesse importante blog.
Caro Raul: gostaria de informar que o ViaEmbratel, serviço de TV por assinatura via satélite da Embratel que também é DTH (Direct To Home) como a Sky, já opera em alta definição com o padrão DVB-S2 MPEG-4, sendo a única atualmente. Isso graças ao lançamento dos novos satélites feitos em 2008. Ela conta com pacotes de programação semelhantes aos da Sky com preços bem acessíveis. Para maiores informações, acesse http://www.viaembratel.com.br ou ligue para 10321.