dsc00140Janeiro não foi tão ruim quanto se esperava para os varejistas americanos especializados em eletrônicos. É o que diz levantamento da revista Twice, apontando os responsáveis: os TVs LCD. Em parte devido às fantásticas promoções pós-Natal, mas também por causa da final do SuperBowl, maior atração esportiva da TV no País, as vendas da maioria das redes subiram – e não caíram, como se previa diante da recessão e do desemprego.

Alguns números dão bem a idéia de como esses dados positivos são importantes para a indústria como um todo:

Wal-Mart: vendas de US$ 18 bilhões em janeiro

Sam´s Club: US$ 3,1 bilhões

Costco: US$ 5,1 bilhões

Target: US$ 4,4 bilhões

Notem que, com cifras desse tamanho, uma queda de, digamos, 1% já causa um belo estrago. Na média, mais de 30% desses valores se referem às vendas de LCDs, enquanto aparelhos de áudio (inclusive MP3 players) estão em queda livre. Infelizmente, não há esse tipo de estatística no Brasil, onde ninguém divulga seus números. Mas tenho a sensação de que o mesmo fenômeno se repete aqui, puxado por grandes promoções em praticamente todas as redes.

Há quem diga que a próxima bola da vez será o Blu-ray. Quem aposta?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *