Cumprindo promessa de campanha, Barack Obama nomeou nesta segunda-feira seu CTO (Chief Technology Officer), uma espécie de ministro da tecnologia da informação. Chama-se Aneesh Chopra e tem longo currículo no setor de tecnologia. Que eu saiba, é o primeiro país que cria tal cargo, confirmando que Obama é realmente um político com visão de futuro. Não que a simples indicação seja garantia de sucesso, mas Chopra terá entre suas atribuições temas como a inclusão digital e o aumento da eficiência na administração pública, o que demonstra excelentes intenções.

“Aneesh está incumbido de promover a inovação tecnológica para nos ajudar nas nossas principais prioridades, que são a criação de empregos, a redução dos gastos públicos e o aumento da segurança da população”, disse o presidente ao anunciar a indicação. Chopra irá trabalhar em conjunto como dois CIOs: um Chief Information Officer e um Chief Innovation Officer. O trio recebeu a missão de usar o máximo possível de tecnologia para aumentar a transparência do governo, reduzir as despesas da administração e definir uma política governamental de longo prazo para o setor de tecnologia. Na visão do governo Obama, essa política deve incluir uma ampla reforma educacional (para ampliar o uso da tecnologia nas escolas) e apoio a todas as iniciativas da sociedade em termos de inovação tecnológica.

No papel, tudo muito bonito. Vamos ver se funciona. Mas já é um começo.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *