O Brasil está próximo de dar um grande passo na direção do futuro. Um passo tardio, mas de qualquer forma um passo. Augusto Gadelha, secretário de Tecnologia da Informação do Ministério das Comunicações (e, dentro do Ministério, um dos homens que mais entendem do assunto), acaba de fechar um acordo com a SID (Society for Information Display) para que o País assuma posição de liderança no desenvolvimento de displays. Esta semana, durante a convenção anual da SID, realizada na Califórnia, Gadelha saiu aplaudido de um encontro em que o Brasil foi saudado como país-líder na América Latina. O acordo prevê uma estreita colaboração do governo brasileiro com a SID para, finalmente, implantar aqui uma política tecnológica digna desse nome. Alguns pontos delineados no encontro:

*Envolver órgãos do governo, universidades, indústria e institutos de pesquisa para definir essa política;

*Identificar projetos de R&D (pesquisa & desenvolvimento, na sigla em inglês) em universidades, centros de pesquisa e empresas, que mereçam ser apoiados pela SID;

*Promover congressos, seminários, workshops e feiras sobre o assunto no País;

*Criar programas de intercâmbio para que técnicos brasileiros possam estudar no Exterior e aplicar seu aprendizado aqui;

*Traduzir o vasto material técnico produzido pela SID (maior autoridade mundial no assunto) para distribuição a empresas e entidades brasileiras.

Como se vê, tudo muito bonito. O comunicado distribuído pela direção da SID fala em “cooperar para criar uma indústria de displays no Brasil”, desconsiderando o que já se faz aqui nesse campo, seja através de empresas nacionais (quase todas importando componentes chineses) ou via multinacionais que detêm suas próprias tecnologias. E comete no mínimo uma ingenuidade, ao afirmar que “desde 2007 o Brasil vem preparando incentivos para a indústria local de displays”; e que o País possui uma política de longo prazo visando o desenvolvimento local das tecnologias LCD e OLED, além de displays flexíveis!!! Mais ainda: que o Brasil atualmente importa TODOS os seus TVs de tela fina, e o governo brasileiro está disposto a financiar e dar isenção de impostos para quem quiser produzi-los aqui.

Confesso que não entendi nada. Vou procurar o sr. Gadelha para que me explique melhor. Se é para financiar a produção, por que isso nunca aconteceu até hoje? E a tal isenção de impostos, como seria feita? E para quem exatamente? De duas, uma: ou o Brasil está tentando enganar o pessoal da SID (com que propósito?), ou em breve teremos boas surpresas por aí.

A conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *