logo_abgn_final_610x241O que vem sendo usado há anos como um padrão oficial era apenas um protótipo. Refiro-me aos aparelhos sem fio que utilizam o padrão wireless 802.11n, também chamado “Wireless N”. Existem vários por aí, principalmente roteadores para conexão de internet. Pois saiba que esses aparelhos ainda não foram homologados pelo órgão que tem esse papel: o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), mais importante entidade do setor, que este ano completa 125 anos de existência. Com mais de 375 mil filiados em 160 países, o IEEE tem a palavra final sobre tudo que se refere a equipamentos eletrônicos. E os fabricantes que lançam produtos sem deixar claro que trata-se de um “draft” não são levados a sério.

Bem, o IEEE anunciou na semana passada que finalmente aprovou as normas do padrão N, que aos poucos irá substituir o padrão G, o mais usado atualmente. A diferença? Simples: vamos passar de uma velocidade de 57 megabits por segundo para 300Mbps, ou seja, quase seis vezes mais rápido. Essa aprovação era considerada vital para a evolução dos equipamentos de rede, não só dentro das residências, mas nas empresas e nos milhares de hot spots pelo mundo afora. Significa que você vai poder ligar seu notebook ou smartphone e transferir dados em muito maior volume, e com maior rapidez. Para se ter idéia de como isso é importante, o Comitê de Padrões do IEEE – formado por mais de 400 especialistas – divulgou uma calhamaço de 560 páginas com os detalhes da homologação.

Espera-se que os aparelhos homologados comecem a chegar ao mercado ainda este ano.  A WiFi Alliance, entidade que certifica os produtos antes de chegarem ao mercado, garante que os novos aparelhos WiFi N terão de ser compatíveis com os atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *