P1090572Vários leitores me perguntam se algum fabricante irá lançar no Brasil os TVs com backlight de LED, além da Samsung, que já colocou à venda sete modelos. Acho difícil que a empresa coreana permaneça sozinha nesse segmento por muito tempo. Quando conversei com Marcos Daniel, diretor da divisão de eletrônicos de consumo, há cerca de um mês, ele me disse que tudo que chegava ao Brasil vendia rapidinho (os TVs de LED já representam 10% do total de LCDs da Samsung no País). Começando a produção em Manaus, a tendência é que vendam mais rápido ainda. As telas ultrafinas são, sem dúvida, um grande atrativo – por mais que alguns ainda prefiram o plasma (vejam uma comparação neste vídeo).

Que eu saiba, a LG também está de olho nos TVs LCD de LED, mas ainda não definiu quando será o lançamento; Sony e Philips seriam as próximas candidatas; Toshiba e Sharp também, mas com planos mais a médio prazo. E a Panasonic, mesmo tendo entrado na briga dos LCDs, ainda prefere concentrar-se no plasma, no que, a meu ver, faz muito bem. Oficialmente, a Sony deixou de lado essa tecnologia para o mercado brasileiro, dando prioridade aos LCDs convencionais com taxa de renovação de tela de 240Hz, que realmente apresentam uma diferença de imagem perceptível na comparação lado a lado com os modelos de 120Hz.

Mas todas elas, com exceção da última, exibiram TVs desse tipo na IFA (foto) e na CEDIA Expo, em setembro, como já comentei aqui. E, como quase todas as previsões indicam que o LED será mesmo a próxima bola da vez, a questão é saber quem terá mais agilidade para trazer o produto ao Brasil a um preço acessível ou, quem sabe, investir numa fábrica em Manaus.

6 thoughts on “LED pode esquentar o Natal

  1. Orlando,não está sendo possível encontrar os plasmas da Panasonic principalmente da série G(como o 50G11B testado na última edição da nossa Home theater),em lugar algum.O que será que está acontecendo?

  2. A Panasonic esta prometendo 90 dias ou mais para entregar estas TVs. Acho um absurdo alguém produzir tão pouco produto com esta procura. Isto mostra a incompetência da Panasonic Brasil. Me lembra um restaurante de frutos do mar em Florianópolis onde a especialidade era camarão na moranga. Porém, entre Janeiro e Fevereiro eles esquecem de aumentar o pedido de morangas para não correrem o risco de sobrar! Só não tiram a placa oferecendo camarão na moranga!!! Assim como a Panasonic eles preferem atender mal o mercado mas não desperdiçam…

  3. LED Samsung: Quando compar será um Feliz Natal. Quando os problemas começarem a aparecer será um dia das bruxas!!!!

  4. Orlando, parabéns pelos comentários!
    O que estar acontecendo com a LG?
    Ao entrarmos no site da LG nos EUA encontramos todos os modelos de TV LCD LED, inclusive queda dos preços e o Brasil fica esquecido!
    Acredito que quando vir para o Brasil, deixará de ser um lançamento e sim uma expansão de mercado, ou seja, sempre ficamos na espectativa de comprar um produto onde o primeiro mundo já estar estagnado.
    As vezes mim pergundo o que a Samsung tem que a LG não tem?

  5. Orlando, bom dia!
    Gostaria de saber qual é sua opinião sobre a permicividade de fabricaçào cópias “caseiras” de DVD’s. Você não acha que isso pode acontecer também com Blu-Ray onde até redes de locadoras estão fechando suas portas por não poderem concorrer com essas cópias “baratas”? Eu sou um mero consumidor que ao longo desses últimos anos vem tentando montar um sistma de Home theater compatível com as modernas tecnologias e o que tenho visto é cada vez mais, os “alternativos” de baixíssima qualidade, vem ganhando espaço.
    Você não acha que está mais do na hora dos fabricantes e distribuidoras de filmes tomarem uma providência com relação a isso?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *