O excelente site Olhar Digital presta um grande serviço a todos nós, pobres mortais, que viramos “google-dependentes”. Eles mostram, em detalhes, como é que o maior site do mundo atual coleta, administra e utiliza os dados de seus usuários – claro, aqueles que deixam lá suas informações pessoais, e são milhões pelo mundo afora.

Como já comentei aqui algumas vezes, essa febre de redes sociais esconde suas armadilhas. Além de ser uma poderosa ferramenta de busca, o Google vai criando, praticamente a cada dia, um novo serviço agregado que acaba facilitando a vida do usuário. Pessoalmente, uso o site apenas para pesquisa, mas não coloco lá meus dados. Mesmo assim, eles sabem todo mundo que me mandou alguma mensagem nos últimos dois anos, desde quando abri minha conta no Gmail.

Fico imaginando a situação dos coitados que vivem trocando mensagens no Orkut (que, para quem não sabe, também pertence a esse monstro chamado Google)! É bom ficar atento. Como nos mostra Arnaldo Jabor neste artigo, esta é a “revolução dos idiotas online”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *