16_MVG_ECO_070516A SMS, um dos maiores fabricantes nacionais de acessórios elétricos, saiu na frente da concorrência e está colocando no mercado adaptadores para o novo conector que vem causando tanta polêmica. Um deles serve para conectar novos aparelhos às tomadas antigas (bem, não tão antigas assim, considerando que quase todo mundo ainda tem); um outro faz exatamente o contrário, ou seja, liga aparelhos antigos nas novas tomadas. Ainda não vi nenhuma casa ou apartamento com esse tipo de tomada que, dizem, vem sendo utilizada desde o início de 2009. A ser verdade, pelo número de prédios que vemos em construção por aí a toda hora, já deve existir uma boa quantidade delas.

Bem, o importante é que a SMS está não apenas lançando uma solução para o problema, mas também procurando esclarecer as dúvidas, que são muitas. No site da empresa, há uma página explicando alguns pontos. Vale a pena consultar. Outro produto que a empresa está comercializando é uma régua de extensão com quatro tomadas no novo padrão. Você pode ligar ali seus aparelhos que têm plugue convencional, e a régua vai na tomada. A SMS, que diz já ter um total de 27 produtos adaptados à nova norma ABNT, promete entregar essas novidades ao comércio em dezembro.

3 thoughts on “Novo plugue: tirando dúvidas.

  1. Gracas aos meus padrinhos politicos minha fabrica de novas tomadas e plugues estao de vento em polpa….
    Nao sei qto tempo isso durar mas penso que em breve nao terei mais que me preocupar com o Brasil….(zil)

  2. Orlando,

    Realmente as novas tomadas são uma realidade nas novas moradias. A tomada do tipo 2P+T (para aqueles cabos de computador) e a de 2 pinos redondos e/ou chatos não pode mais ser comercializada a quase 01 ano. O mercado de construção civil de novas moradias já se adaptou a isso, assim como o comércio varejista de materiais elétricos (basta verificar esta realidade nos Home Centers). Na prática esta polêmica toda só faz sentido para quem tem equipamentos eletrônicos pertencentes ao nosso mercado (computadores e equipamentos importados, com plugs de pino chato). Todos os equipamentos elétricos nacionais com plugs de 02 pinos redondos, antigos ou novos são totalmente compatíveis com o novo padrão. Quanto aos adaptadores, já existem vários tipos (a alguns meses!!!) no comércio varejista. Não tive reclamação nenhuma por parte dos Clientes em relação ao novo padrão, fora alguns plugs que eu tive que cortar fora e susbtituir.

    Fernando Kosin

  3. Orlando,

    inmetro e abnt não vi novas tomadas universal padrão europeia não vi de plugues continua pinos chatos modelos de plugue atual

    Plug de tomada à prova de choques vai vi mais modelos de tomada

    inmetro e abnt pesquisa pela internet nós acha pesquisa importante todas informação novelas plugues

    One Gange Universal Socket continua tomadas universal padrão europeia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *