A curiosidade é quase tão grande quanto a incerteza. Muita gente nos pergunta sobre os TVs 3D, e meu último comentário a respeito (vejam aqui) gerou mais algumas dúvidas. Antes de tentar responder, quero lembrar que mesmo nós, que lidamos com o tema todos os dias, de vez em quando nos pegamos na dúvida. Tenho lido muito sobre esse assunto e vejo que a maioria dos especialistas estrangeiros está na mesma situação.

Agora, por exemplo, surgiu uma discussão sobre os óculos polarizados: dizem que nem todo óculos é compatível com todos os televisores. O que criaria uma situação bizarra como esta: num domingo à tarde, você convida um amigo para assistir ao futebol na sua casa e esse amigo chega com seu óculos 3D; ao sentar-se diante do TV, ele enxerga apenas imagens embaralhadas, nada do tal efeito tridimensional. E vai embora, chateado, para ver o jogo na casa dele mesmo – a menos que você o convença com uma boa cervejinha gelada…

Não estou brincando. A polêmica foi levantada pela revista americana DealerScope, dirigida a instaladores profissionais, que ouviu deles exatamente essa queixa. Muitos fabricantes estão despejando óculos no mercado, a preços variados, mas não é certo que haja compatibilidade. As lojas que vendem os TVs entregam junto um par de óculos (os melhores na faixa de 150 dólares), mas para uma família com mais de duas pessoas isso não é suficiente.

Outra dúvida que ainda espera por uma explicação é quanto às transmissões. As demonstrações já feitas com filmes em Blu-ray têm sido excelentes, e com certeza funcionam como forte impulso à compra. Mas, qual será a qualidade de um programa transmitido ao vivo em 3D? Há quem diga que o espectro de freqüências não irá suportar sinal de alta definição dobrado… Explicando melhor: a imagem 3D é composta de dois sinais similares, com pequeno atraso de tempo e um processamento sofisticado que “engana” o cérebro. Para que tenhamos essa imagem em alta definição, é necessário que os dois sinais sejam processados e transmitidos em HD (1080i), ou seja, utilizando o dobro da largura de banda de uma transmissão convencional. Isso pode vir a ser um problema para as emissoras abertas, e mais ainda para as fechadas, que operam sobre redes de fibra óptica com dezenas de canais sendo transmitidos ao mesmo tempo.

Como será na prática? Ninguém até agora apresentou uma resposta conclusiva.

Bem, muita gente está se queixando também do preço dos novos TVs 3D. Mas não vou entrar nesse mérito. Ainda sou daqueles, talvez ingênuos, que acreditam nas leis de mercado. Aquela conversa sobre a “ganância das multinacionais” já deu… Se o preço for muito alto, não irá vender. Simples assim. Vamos aguardar.

12 thoughts on “TV 3D: dúvidas e mais dúvidas

  1. Sem contar as pessoas com visão monocular, que não são poucas, e que terão problemas com certeza.

    Sou um super entusiasta da Alta Definição e do Blu-Ray. Mas o 3D para uso doméstico não me convenceu até agora. Tomara que eu esteja errado!

  2. Eu só vou entrar nessa de TV 3D,só depois de tudo tiver resolvido claramente.
    Cézar.

  3. Realmente acho que é muito cedo para se preocupar em adquirir um equipamento com tecnologia 3D.
    Além das leis de mercado, é preciso deixar o tempo e os especialistas definirem as compatibilidades no mercado brasileiro.
    Vamos esperar a “poeira abaixar”.

  4. Estava em um shopping da minha cidade (Recife-pe), e reparei em um quiosque da lacta que tinha uma projeção em 4D?? Não deu pra entrar e conferir o que se tinha la dentro, mas fora do tal quiosque havia uma televisão (de aproximadamente 42 polegadas) que transmitia em 3 dimensões o logo da lacta com uma espécie de maré de chocolate!! o efeito era muito bom mas a resolução do aparelho não parecia ser tão boa! e não foi preciso nenhum óculos especial, se conferia todo o efeito a olho nu!
    Ainda tentei ver qual era o aparelho (fabricante e modelo), mas o mesmo se encontrava cheio de adesivos impossibilitando a identificação!? Alguêm sabe algo desta campanha?

  5. Olá Thiago, LG e Philips são duas empresas que já vêm comercializando displays 3D para uso corporativo há uns dois anos. Existem modelos Full-HD e SD (resolução standard), portanto a qualidade de imagem nem sempre é a mesma. Esses aparelhos não são para uso em residências, até porque seu preço está na faixa entre 15 e 20 mil dólares. Deve ser um deles que você viu em Recife. Abs. Orlando

  6. CERTA VEZ ASSISTI UM FILME NO CINEMA EM 3D, NA BILHETERIA DERAM OS ÓCULOS, PORÉM AO TÉRMINO DO FILME MINHAS VISTA ARDIAM MUITO.
    POR OUTRO LADO OUVI COMENTÁRIOS QUE OS FILMES EM 3D SÃO UMA ALEGRIA PARA OS OFTALMOLOGISTAS GANHAREM DINHEIRO
    SERÁ QUE REALMENTE O 3D COMPROMETEM A VISÃO?

  7. As coisas sobre o 3d ainda estão muito confusas,minha dúvida principal é quanto aos tvs, será que realmente vou precisar trocar meu samsung lcd full hd por um 3d muito mais caro? A dias atrás comprei um filme em blu-ray:monstros vs alienígenas,e rodei no meu ps3 um desenho de 13 minutos em 3d que tem nesse disco,usando aqueles velhos óculos coloridos de papelão que vieram junto com o filme,conseguimos ver em 3d.Será que usando um óculos melhor eu conseguirei ver qualquer filme em 3d com melhor qualidade nessa tv(samsung série 5)sem precisar gastar tanto?e olha que a sony ainda nem disponibilizou a atualização pro ps3.Obrigado por nos manter sempre bem informados,aguardo mais novidades sobre o assunto.

  8. Olá pessoal,

    Acabei de comprar um LG LG6500 3d e não consigo ativar a funçao e o oculos 3d. Tenho um PS3 com jogos 3d mais tb não funciona, quando ativo o 3d no controle aparece que não ha sinal 3d.

    Tenho um cabo HDMI que não diz se ´3 1.3 ou 1.4, comprei a uns 6 ou 8 meses, devo trocar e comprar um cabo hdmi 1.4 para funcionar ? os conectores hdmi são iguais ? ou seja, vai servir no PS3 ?

    obrigado.

  9. Caro Bruno, você precisa fazer a atualização do PS3 para 3D no site da Sony. Abs. Orlando

  10. outro dia fui com minha esposa em um emprenedimento imobiliário que fazia um apresentação em 3D, e ela se sentiu mal …será que ela pode ter problemas com uma tv 3D ?? … outra pergunta os sinais de tv de maneira gerla são digitais masi não são 3D… isso quer dizer que eu só usarei os óculos para ver filmes ..é isso ?? . Obrigado !! Aguardo ansiosamente as respostas.

    Alexandre Silva – Brasília-DF

  11. Sim, Alexandre, é isso: você usa os óculos quando quer ver imagens em 3D; quando não, basta colocar o TV no modo 2D. Quanto a sua esposa, de fato esse é um problema para muitas pessoas – segundo as estatísticas disponíveis, cerca de 10% da população mundial. Abs. Orlando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *