Está confirmado que a Globo irá transmitir alguns jogos da Copa em 3D, mas somente para alguns locais fechados, e só para convidados. Provavelmente serão cinemas da rede Cinemark, equipados com projetores compatíveis, nas cidades de São Paulo, Rio, Curitiba, BH, Brasilia, Porto Alegre e Salvador. Técnicos da emissora trabalham duro nos testes. As duas próximas novelas – “Passione” e “Tititi” – terão cenas gravadas com câmeras 3D. Mas o grande desafio é mesmo a captação de imagens ao vivo, e nesse ponto a Copa da África do Sul será um teste decisivo.

Conversei a respeito com Nelson Faria, diretor da emissora, que me deu uma breve explicação (a coisa parece complicada mesmo). Fazer a transmissão de uma partida de futebol em tomadas abertas, com uma ou duas câmeras lá no alto, é bem menos difícil do que captar imagens do campo, com a bola em movimento. As lentes duplas das câmeras se movem, mas precisam estar sincronizadas com a velocidade das jogadas, o que exige rara habilidade dos operadores. Evidentemente, só faz sentido transmitir um evento ao vivo se todas as imagens puderem ser captadas em 3D.

O pessoal que está na África preparando a cobertura terá agora sua maior prova de fogo, assim como as equipes da Sony que irão operar as câmeras (a empresa é patrocinadora oficial da Copa).

6 thoughts on “3D: o desafio da captação de imagens

  1. A Globo está querendo colocar o “carro na frente dos bois”.Como podem querer iniciar transmissões em 3D se não conseguem ainda transmitir todos os jogos em HD e,dos programas em geral,poucos são transmitidos nesse formato de alta definição.Orlando,você que tem contato com esse diretor,sabe porquê isso ocorre,pois é chato ficar esperando para assistir um filme e descobrir que ao iniciar,sua imagem é 4:3 SD?Abraço:Rubens.

  2. Acho que uma coisa nao impede a outra Rubens, o fato de não gravarem alguns programas em HD nao é resultado de falta de tecnica por parte da GLOBO.Se eles nao transmitem em HD alguns programas , com certeza não é por incapacidade ou falta de conhecimento.

    Inclusive é algo positivo que uma emissora ja estude formatos como esse, pioneiros.

  3. Olá,Fredi,minha dúvida é saber porquê não transmitem,por exemplo,todos oss filmes,que são sempre em HD na sua concepção visto serem originalmente feitos em “película”,se não é por incapacidade(que acho que não é mesmo)por que seria?Será que é só para forçar que tem equipamentos Full-HD a mudarem de canal?Outra dúvida é como saber quando as atrações serão transmitidas em alta definição(tem isso em algum lugar para consulta?) para não perder tempo e expectativas?Abraço:Rubens.

  4. O Rubens tem razão. Jogos pela Globo são uma tortura. Algumas tomadas são em Wide, outras não, ou seja, a imagem fica “encolhendo” e “esticando” o tempo todo diferentemente dos jogos transmitidos pela Band ou RedeTV que é todo em widescreen.

  5. É sempre muito importante que emissoras este-
    jam sempre tentando se atualizarem com novas
    tecnologias e que ponham em prática (à dispo-
    sição do público)! A interatividade GINGA é /
    mais um outro caso!

  6. O fato da globo passar ou nao filmes em HD depende muito mais da distribuidora do que da propria globo. Nao adianta a globo querer passar o filme em Hd se nao recebe da distribuidora o material em HD. Isso é feito via acordos comerciais e interesses das distribuidoras. Um caso para exemplificar foi o do Toy Story – q nao possuia copias em HD e recentemente foi distribuido aproveitando o lancamento do novo filme. Na mesma epoca,a Globo colocou o filme em HD. E isso vale para todos. Dificilmente voce ira ver um filme na Globo sem estar em HD e ja lancado no mercado nacional (isso eh dublado) em Blu-ray. Uma coisa esta atrelada a outra. Qto a partidas de futebol, isso depende das afiliadas – ja q cada afiliada é responsavel pela aquisicao dos equipamentos necessarios para a transmissao. No inicio das operacoes HD a Globo nao tinha ainda equipamento para gravar o material em HD e mostrar o VT (por isso os replays nao eram) – bem como a micro-camera do gol e as imagens com GC especial (camera q marca impedimento, distancia do gol em falta, etc..) – Hoje, a Globo SP ja opera normalmente, salvo eventuais problemas durante a transmissao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *