Enquanto o governo brasileiro discute se tablet é ou não produto de informática (sério: esse debate está impedindo a definição sobre o tipo de imposto que irá incidir sobre o produto), vejam que interessante esta nova pesquisa da DisplaySearch sobre o mercado mundial de computadores portáteis. Partindo do princípio, evidente, de que tablet é, sim, um computador móvel, a pesquisa detectou que, pela primeira vez na história, a Apple sobe ao primeiro lugar no ranking dos fabricantes desse tipo de produto.

Somando as vendas do iPad e dos macbooks, a empresa atingiu no último trimestre de 2010 a marca de 10,2 milhões de unidades vendidas, o que representa 17,2% do mercado mundial. Supera assim a HP, até então primeiríssima da lista. “O sucesso do iPad está tendo um efeito secundário para a Apple”, explica Richard Shim, coordenador da pesquisa. “Muita gente agora, ao escolher um notebook, está dando preferência aos modelos da empresa”.

Matou a charada! Significa que, mesmo com a chegada de tablets para concorrer com o iPad, o efeito sobre as vendas de macbooks já foi detonado. Vejam os cinco primeiros do ranking (em milhões de unidades vendidas):

POSIÇÃO MARCA VENDAS SHARE
1 Apple 10,2 17,2%
2 HP 9,3 15,6%
3 Acer 8,4 14%
4 Dell 5,9 9,9%
5 Toshiba 5,1 8,6%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *