Se é que ainda precisava, as redes sociais deram nas últimas 24 horas mais um milhão de provas de sua força. Na noite de domingo, foi pelo Twitter que surgiram as primeiras notícias sobre a morte do terrorista Osama Bin Laden. Foi o site da emissora árabe Al Jazeera que divulgou as primeiras imagens da ação de agentes da CIA e da Marinha americana na pequena cidade do Paquistão onde Bin Laden se escondia. E foi no YouTube que apareceram dezenas de vídeos, alguns falsos, sobre o episódio. O Twitter divulgou que seu servidor precisou ser reforçado às pressas, diante da avalanche de mensagens: foram 4 mil por segundo no domingo, subindo para 5 mil na manhã de segunda. Google News, Google Earth e milhares de blogs, alguns escritos diretamente da região onde a ação aconteceu, experimentaram recordes de tráfego antes mesmo que as emissoras de rádio e televisão estivessem cobrindo o assunto.

Esse certamente será um dos temas da conversa que terei nesta terça com o escritor americano canadense Don Tapscott, que está em São Paulo e quis trocar ideias com alguns jornalistas, blogueiros e pesquisadores. Para quem não sabe, Tapscott é autor de livros de sucesso, como “Wikinomics” e “Growing Up Digital”, além de militante das redes sociais e estudioso da tecnologia. Deve ser um bom papo. Depois conto aqui.

 

 

 

 

 

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