Um detalhe que passou quase desapercebido no evento da Sony, hoje cedo: a empresa já fechou parcerias com SBT e Band para colocar em seus TVs, via internet, conteúdos especiais das duas emissoras. Estranhamente, nenhum dos executivos da Sony explorou o assunto, que considero um marco na evolução do setor: a partir de agora, quem tiver um TV dessa marca poderá assistir, quando quiser, a qualquer programa exibido pelas duas emissoras e que porventura tenha perdido quando foram ao ar. Assim como no caso de Facebook, YouTube, UOL e outros sites conhecidos, os novos TVs vão exibir um ícone especial (vejam na foto), pelo qual o telespectador poderá acessar os conteúdos dos dois canais. É só clicar e assistir na íntegra ao programa que perdeu.

E por que considero isso um marco? É a primeira vez que temos, na TV aberta, o recurso que na TV paga é conhecido como VoD (video-on-demand). A Net, por exemplo, acaba de lançar esse serviço, com alguns conteúdos gratuitos e outros pagos. Mas o caso de SBT e Band é diferente: será possível assistir a toda a programação, e no horário mais conveniente, ou seja, libertando o usuário das famosas grades. Como não costumo assistir a nenhum dos dois canais, não vou aqui entrar em detalhes sobre seus conteúdos. Mesmo assim, essa parceria aponta para uma nova tendência, à qual todos – emissoras, público, fabricantes e anunciantes – terão que se acostumar: a integração entre TV e web.

Definitivamente, a televisão nunca mais será a mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *