Meu colega Ricardo Marques, que está em Seul a convite da Samsung, envia de lá boas novidades sobre os planos da empresa. Algumas, já tínhamos comentado durante a cobertura da IFA. Por exemplo: o lançamento do Galaxy Note (foto), primeiro híbrido de smartphone e tablet, e o alto investimento da empresa no conceito Smart TV, com mais de 200 parceiros de conteúdo. Outras haviam sido apenas citadas de passagem por executivos da empresa, e agora são oficializadas. A Samsung vai criar uma nova espécie de rede social, chamada ChatOn, que pretende integrar todos os usuários de seus produtos espalhados pelo mundo.
Sim, é uma ideia ambiciosa: cada pessoa que tiver um aparelho Samsung (seja um TV, Blu-ray, câmera, celular, tablet, computador etc.) poderá entrar nessa rede e se comunicar com outros usuários dos produtos, como se faz hoje no Facebook ou no Orkut. Não sei se a ideia é competir com essas redes; parece muita pretensão, hoje, querer atingir a marca absurda do Facebook, com mais de 750 milhões de “amigos”. De qualquer modo, seria a primeira tentativa pra valer de um grande fabricante integrar seus clientes. Vamos ver se funciona.