Comentamos aqui outro dia sobre os problemas no setor de comércio eletrônico, especialmente nos sites de compras coletivas. Evidentemente, há muitas empresas sérias nesse segmento. Mas, depois de ler hoje o blog da colega Elis Monteiro, fico com a sensação de que estamos todos sendo feitos de palhaços… O tal custo Brasil é muito, muito mais alto do que se pensa.

Elis conta em detalhes histórias de pessoas, inclusive ela própria, que fizeram compras de artigos eletrônicos (alguns bem caros) pela internet e simplesmente receberam caixas vazias! Ou enviaram produtos via Sedex e os destinatários tiveram o mesmo tipo de surpresa desagradável. Problemas como esses são mais comuns quando vai se aproximando o Natal; fatalmente aumenta o volume de trabalho nas transportadoras e nos Correios, e todos acabam relaxando seus controles. Mas, vamos combinar: jamais poderia ser assim! Após perceber que foi vítima, o consumidor se desespera mais ainda quando descobre que não tem a quem reclamar, pois as empresas envolvidas (loja, transportadora etc.) agem como se nada tivessem a ver com o caso.

É exatamente essa a postura da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), em pleno século 21. Em seu site, o campo FALE CONOSCO simplesmente não dá qualquer resposta!!! Para quê um site, então? Da próxima vez que você vir aqueles anúncios alegres e coloridos do Sedex, está autorizado a trocar de canal.

Os leitores provavelmente têm histórias tão ou mais cabeludas para contar. E devem saber que tudo isso é feito com o nosso dinheiro, do contribuinte. Até quando vamos continuar sendo palhaços?

14 thoughts on “Comprou, pagou… e não recebeu!

  1. Orlando vc tem muito conhecimento preciso da sua ajuda,Tenho o Ht d553k(numa promoção muito boa e tem uma potencia que compete com mini system de 600 w pra cima) da samsung, gostaria de comprar o Receiver Pioneer VSX-521K para liga-lo as caixas de ht para receber dts hd master audio da minha placa de video 6870 tenho duas em cross fire atraves da hdmi que seria ligada na hdmi do reciver,as caixas do ht que sao de 3 omhs e o reciver tem no minimo 6omhs portanto acho que as caixas aguentam ou nao tenho medo de queima-las.
    Outra possibilidade seria ligar o Ht que tem hdmi arc(canal de retorno de audio) no reciver que tambem tem essa hdmi arc,com isso ele recebendo do pc(placa de video com hdmi que tem decoder dts hd master audio) entao passaria direto para o ht d553k atraves dessa saida hdmi arc o som dts hd master audio diretamente para as caixas ou teria que tem decodificador dts master audio coisa que meu home nao tem.Espero sua resposta para comprar o meu,lembrando o sub do meu home é passivo.
    Obrigado mais uma veze se puder me ajudar agradeço

  2. Caro Orlando,

    Há cerca de um mês perdi dois pares de tênis e outros produtos que vieram em uma caixa única, dos EUA. A caixa foi entregue vazia, acredita?

    Fiz a reclamação através do site e eles ignoraram. Fiz a mesma reclamação no site dos correios dos EUA e fui respondido em 24 horas. Disseram que pela legislação postal internacional, os correios do destino são os responsáveis pela indenização. E mesmo reenviando a reclamação, não respondem.

    Os leitores tem, com certeza, histórias como estas. Até quando isso vai continuar? Tenho um amigo que mora em Copacabana e reclama que tudo que ele compra no exterior não chega. São dezenas de itens extraviados. Com isso ele passou a enviar para meu endereço, onde recebo com certa segurança.

    Abs

    Julio Cohen

  3. Orlando,não sei se você e os leitores perceberam mas a corrupção e o desrespeito estão evoluindo em escala logarÍtmica e,o que é pior,não se vislumbra no horizonte nada que possa reverter, ou pelo menos reduzir ,essa escalada suicida da sociedade.Talvez a única esperança seja que o 21/12/2012 se concretize.É desalentador…

  4. Caro Gustavo, desculpe, não dá para opinar nesse tipo de assunto sem examinar os equipamentos e a sala. Sugiro que você consulte um instalador especializado. Neste endereço, há vários: http://www.homexpert.com.br. Outra opção é colocar seu problema o HT Fórum (www.htforum.com.br). Abs. Orlando

  5. Amigos;
    Certa vez vendi um par de B&W DM 302 para uma pessoa de Florianópolis.
    As caixas saíram de São Paulo impecáveis e protegidas por uma embalagem capaz de suportar até holocausto nuclear. Porém, para nosso serviço de Correios tudo isso foi pouco, e as caixas chegaram ao destino absolutamente destruídas.

    Os Correios afirmaram que não havia possibilidade de indenização, mesmo tendo eu pago seguro para o valor total declarado. Pois bem, como tudo no Brasil parece que só funciona na marra, foi obrigado a dar uma “carteirada” para resolver o problema. Recebi a restituição do valor integral declarado em apenas 45 dias!!! Mas precisava ser assim? E esse foi apenas um dos vários problemas que já enfrentei com os Correios. Simplesmente ridículo!

    Hoje, quando vejo funcionários dos correios reclamando dos baixos salários e ameaçando greve, tenho a certeza absoluta de que são remunerados perfeitamente de acordo com a competência apresentada e qualidade dos serviços prestados.
    E para falar a verdade, pelo que fazem acho que ganham até demais.

    Abração a todos.

  6. É o risco de fazer compras pela internet sem conhecer e ver “olho-no-olho”o vendedor. O mais barato nem sempre é o melhor….Eletrônicos devem ser comprados em revendas especializadas e REAIS. Por isso a Ária tem site, mas não vende através dele, pois fazemos questão de conhecer nossos clientes!

  7. Orlando,

    Enviamos diariamente mais de 300 pacotes pelo PAC e pelo e-Sedex do correios isto fazemos ha 14 anos. Sempre com os correios e posso dizer que 99,9% chega ao seu destino sem problemas.
    Quando algo der errado é de responsabilidade da loja que mandou. Isto faz parte do código de ética do e-commerce.
    Não é problema do consumidor correr atras para achar o seu pacote se ele deu o endereço certo sem erros.
    A responsabilidade é nosso até a casa do cliente.
    Abs.
    Miguel

  8. Amigos, o correio brasileiro ECT acabou, os preços do Sedex estão extorsivos e não dão nenhuma garantia de entrega, nem de indenização, em caso de extravio. Por favor, não usem mais os correios para transportar qualquer tipo de mercadoia valiosa. Existem outras transportadoras confiáveis, além da UPS e FEDEX no Brasil.

  9. ESTE É O NOSSO CORREIO…. TIREM SUAS PROPRIAS CONCLUSOES. FAZ 5 MESES QUE ESTOU AGUARDANDO UMA POSICAO DELES E SOMENTE AGORA RECEBO ISSO.

    Prezado Cliente, Informamos que constatamos uma não conformidade (EXTRAVIO) na prestação do nosso serviço que ocasionou a não entrega ao destinatário do objeto. Conforme normas postais internacionais, e também nacionais, o objeto postal pertence ao remetente enquanto não tiver sido entregue ao destinatário. O remetente é o detentor do direito à indenização nos casos em que as remessas não forem entregues ao destinatário. Desta forma, a retratação financeira pela não prestação do serviço deverá ser feita ao remetente. Será necessário que o remetente formalize reclamação junto à Administração Postal de origem para que o processo de indenização seja INICIADO. Assim, pedimos orientar o remetente a respeito. Existe a possibilidade do pagamento da indenização ocorrer no Brasil ao destinatário. Para isso, o remetente deverá desistir de seu direito à indenização, autorizando o destinatário a recebê-la. A autorização deve ser registrada junto à Administração Postal de origem pelo remetente. Esclarecemos ainda que o remetente possui um prazo máximo de SEIS MESES, a contar da data de postagem, para reclamar o objeto. Caso não haja confirmação de reclamação por parte do remetente ao final desse período, poderá ser presumida a desistência de seu direito ao ressarcimento, cabendo indenização ao destinatário. Para iniciarmos este processo de indenização, será necessário o seu retorno neste canal de atendimento. Informamos que o comprovante de postagem é indispensável para prosseguimento deste processo indenizatório. Desta forma, solicitamos guardá-lo até a finalização deste pedido de informação. Permanecemos à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

  10. Parece que a campanha de desmoralização sutilmente feita pelas concorrentes da ECT (UPS,FEDEX… )representadas por alguns políticos corruptos, tá dando certo. Parabens, as multinacionais agradecem a voces pelos comentários

  11. Em tempo: uma compra que fiz na Amazon em outubro não chegou até agora. Mas a Amazon já me reembolsou. Essa é a diferença. Abs. Orlando

  12. Agora, essa história de “campanha de desmoralização” é demais, não? Tem que ser roubado e ficar quietinho…

  13. Apenas para complemantar. Ha 6 meses fiz uma compra nos USA, onde me indicaram o dia e hora de postagem na cidade americana e dia e hora que o pacote foi desembarcado no aeroporto de Guarulhos (+/- 6 dias).
    Pois bem, isso foi no dia 29/ago/11. Desde entao nem o lojista e/ou correio brasileiro deram qualquer satisfação adicional. E pior, falando com o funcionario do correios brasileiro (mal educado e sem o minimo interesse em prestar qualquer esclarecimento) este disse, que nao pode fazer nada pelo extravio. O que vejo e que contamos com a sorte ( ou o azar) em nossas encoimendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *