Semana que vem é semana de CES e, como acontece todo ano, o mundo da tecnologia se volta para Las Vegas. Como comentamos aqui na terça-feira, algumas empresas se anteciparam e já começaram a anunciar o que irão exibir nesse que é o principal evento do setor. Sites e blogs andam alvoroçados com as promessas de novos TVs, tablets, smartphones etc. De fato, para quem trabalha com tecnologia, este é o momento supremo – mais ou menos como uma Copa do Mundo para quem é do futebol.

Vejamos alguns produtos que certamente ganharão destaque na CES 2012:

TVs 3D – As imagens que saltam da tela estarão disponíveis em diversos formatos e tamanhos. Embora o 3D ainda não tenha de fato decolado na preferência do consumidor, cada vez mais os fabricantes irão oferecer esse recurso. Acho até que, daqui a pouco, será impossível evitá-lo. Vamos ver o que Hollywood tem a dizer sobre a produção de filmes em 3D e seu respectivo lançamento em Blu-ray, para uso doméstico. É isso que falta.

Novos displays – LED e plasma continuam absolutos no mercado, mas na CES veremos o atual estágio da tecnologia OLED, prometida por Samsung e LG (certamente haverá outras marcas em exibição). Duvido que alguém coloque no mercado internacional este ano. Pelo custo atual (aproximadamente o triplo de um plasma), TVs OLED com tela acima de 40 polegadas só terão viabilidade comercial em 2013 ou 2014.

Alta definição – Ainda no campo dos displays, o 4K que a LG está anunciando com certeza dará um banho de qualidade de imagem, assim como ocorreu com a Sharp na última IFA. Sabemos que esse é o futuro dos TVs, mas ninguém é capaz de prever quando. Produzir conteúdo com quatro vezes a resolução do Blu-ray está fora de cogitação para os próximos três ou quatro anos.

Tablets – Sem dúvida, este será o grande mercado de consumo a partir de agora. Todos os fabricantes importantes irão disputar uma parcela, ainda que pequena, daquilo que a Apple não conseguir atender com o iPad. Curioso que os dois modelos mais vendidos do mundo (o outro é o Kindle Fire, da Amazon) não serão exibidos no evento. Mas muitos fabricantes estão de olho no emergente segmento corporativo, que vai consumir cada vez mais tablets. Leiam o que comentamos aqui.

Smartphones – Sim, o iPhone continua absoluto, e as inúmeras versões do Android não deixam muito espaço para o Windows Phone (a Microsoft, por sinal, já confirmou que esta será sua última CES). Aqui, como nos tablets, a disputa se dá mais no campo dos aplicativos.

Ultrabooks – De repente, todo mundo descobriu que é possível fazer um notebook mais leve e fino, como o da foto, mantendo os recursos de um modelo convencional. Mais uma vez, quem deu a largada foi a Apple, com o Macbook Air. Teremos uma infinidade deles na CES, mas não dá para saber (ainda) se está nascendo uma nova categoria de produto.

Enfim, semana que vem teremos muito que comentar. Fiquem ligados aqui e também no blog Planet Tech, sem falar no hot site sobre a CES 2012, que entra no ar segunda-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *