Pode ser apenas balão de ensaio, mas a Panasonic confirmou nesta quarta-feira que também irá lançar TVs OLED, talvez este ano. Fumio Ohtsubo, presidente do grupo, deu a notícia a jornalistas japoneses após comentar os esperados (maus) resultados financeiros de 2011. Segundo o site OLED-Info, os planos quanto à tecnologia OLED são pra valer, embora três anos atrás a Panasonic tenha vendido à Toshiba sua participação na TMDisplay, joint-venture criada justamente para investir nesse tipo de display.

Parece estranho, mas não é. Nesta altura do campeonato, qualquer fabricante que queira ter alguma competitividade em displays precisa pensar seriamente em OLED, pois já ficou claro que plasma e LED não dão lucro e chegaram ao limite de sua evolução técnica. A Sony tomou a decisão de não fabricar mais seus TVs (está encomendando na China). Portanto, a disputa fica restrita a Panasonic, Toshiba, Samsung e LG, além dos chineses, é claro.

No caso da Panasonic, Ohtsubo confirmou que está sendo construída, na cidade de Himeji, uma fábrica de painéis do tipo 8.5G (cada um deles permite produzir oito displays de 42 polegadas). Sabe-se também que o grupo associou-se à Idemitsu Kosan, uma das mais tradicionais indústrias químicas do Japão, para desenvolver painéis de backlight à base de materiais orgânicos.

Somando tudo, temos aí grandes possibilidades de uma interessante disputa no segmento de TVs. Aguardemos os próximos capítulos.

8 thoughts on “Panasonic também vem de OLED

  1. Aqui para o Brasil,a Panasonic não deverá disponibilizar nada pois nem as plasmas 55 e 65VT30 estão à venda,o que dizer de OLED!Quanto à evolução das plasmas,vi num site que o novo lançamento dessa marca(VT 50) apresenta nívei de preto semelhantes ao OLED e a fluidez das imagens ainda melhores que as VT30.Abraço:Rubens.

  2. Orlando boa tarde. Mais uma duvida que um comentario. Um blu ray player pode transformar uma tv comum em uma smart TV? E a função 3D de um blu ray sem uma tv compatível com 3D serve para alguma coisa? Ou é a mesma situação do progressive scan que sem uma tv com a mesma tecnologia não faz sentido nenhum em um DVD?

  3. Olá Paulo, no caso do Smart, sim, o Blu-ray pode ser usado com qualquer TV. Mas, no caso do 3D, não: o TV precisa necessariamente ser compatível com imagens tridimensionais, se não, nada feito. Abs. Orlando.

  4. Olá amigos.
    Parte da matéria acima diz ;” em displays precisa pensar seriamente em OLED, pois já ficou claro que plasma e LED não dão lucro e chegaram ao limite de sua evolução técnica ” . Mas na minha opinião até hoje independente de lucro ou questão tecnica e seja qual for a tecnologia e marca de tv ,nunca presenciei qualidade de imagem com tanta perfeição como as plasmas da panasonic ,pelo menos a de 58″ que tenho é um show com extrema qualidade de image!!!!
    Concordo com meu amigo RUBENS -acima- a panasonic deixa muito a desejar no Brasil e deixou todos na mão pois estive em Dezembro na Finac , shoppin Morumbi-loja da panasnoic – e não tinha disponivel e nem previsão de chegada da tv 65VT30 ; que vergonha e desrespeito aos fãs da marca .. !!!
    Oled no Brasil , se continuar neste ritmo panasonic vivo expectativa com voces não , e olha que sou fã da carteirinha assinada da marca imagina se eu não fosse.
    Abraço atodos e ao Senhor Orlando .

  5. Olá Orlando, venho acompanhando as noticias sobre oled há muito tempo, e fiquei feliz por finalmente ela despontar nessa CES, mas senti falta pelo menos no que diz a noticiarem sobre os projetores de LED, teve alguma evolução? apresentaram algum?

  6. Olá Antonio, obrigado pela mensagem. Se entendi bem, você se refere aos projetores ultracompactos, que substituem as lâmpadas convencionais pelos leds. Existem vários no mercado, e a novidade é que muitos agora estão também reproduzindo imagens 3D. Mas não houve nenhuma inovação especial que tenhamos visto na CES. Se você quiser mais detalhes a respeito, este site é uma boa referência: http://www.projectorreviews.com/led-projectors.php. Abs. Orlando

  7. Nao vejo motivo para esse excitamento todo com a marca Panasonic, que nem modelo OLED apresentou ainda e nao domina essa tecnologia… Outras empresas, como LG e Samsung, ja prometeram seus tvs OLED para julho deste ano (2012) no mercado dos EUA. Para provar, em janeiro elas mostraram modelos de 55 polegadas na CES (Consumer Eletronics Show) em Las Vegas. O unico problema à vista é que falta definir ainda o preco — e não deve ser barato.

    Panasonic é boa com plasma (que atende a um mercado de nicho), e só. Não faço fé que a empresa consiga bons resultados quando o plasma (sua especialidade) morrer de vez e os televisores evoluirem para o OLED e outras tecnologias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *