Tempos atrás, ouvi uma conversa de que vírus de computador estavam se espalhando também através dos TVs smart, quando estes se conectam à internet. Pensando bem, nada mais natural: se os vírus podem invadir um PC ou um Mac, o que os impediria de entrar nos TVs que, para serem “inteligentes”, precisam ter dentro um… isso mesmo: um computador. Na semana passada, a suspeita se confirmou com a notícia de que a ReVuln, empresa de segurança digital baseada em Malta, identificou problemas em TVs da Samsung.

Pesquisadores da ReVuln disseram que os ataques podem afetar a sintonia de canais e até as webcams, usadas geralmente para chamadas via Skype ou videoconferências. Significa que, enquanto está assistindo tranquilamente a seu programa preferido, o usuário pode ser espionado! Eles produziram até um vídeo para mostrar como isso é possível (assistam aqui).

Estranhamente, a denúncia refere-se apenas a TVs Samsung, sem citar um modelo específico nem mencionar outras marcas. Como esse fabricante utiliza o programa Linux em seus aparelhos, o acesso dos invasores seria mais fácil. Até mesmo conteúdos remotos (armazenados num pen-drive, por exemplo) poderiam ser rastreados e copiados, através dos conectores USB dos TVs, dizem os pesquisadores.

Consultamos a Samsung do Brasil, que admitiu falha na segurança do firmware, espécie de sistema operacional que controla o processamento de seus TVs. A empresa coreana informou que seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento está trabalhando na correção do problema. “A nova versão do firmware estará disponível aos consumidores para atualização automática na rede (ONT) nas próximas semanas”, diz o comunicado.

Portanto, se você tem um TV Samsung smart e notar alguma falha de funcionamento, fique atento: alguém podem estar de olho na sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *