Chinese CurrencyComentamos aqui semana passada sobre o maior espaço ocupado pelos fabricantes chineses na CES, em Las Vegas. Coincidência ou não, The Wall Street Journal saiu neste fim de semana com longa reportagem detalhando a “invasão” dos chineses no mercado brasileiro. Isso mesmo: um dos jornais mais importantes do mundo, e bíblia do mercado financeiro internacional, destaca o aumento dos investimentos do país de Mao Tse Tung por aqui.

Uma das empresas citadas é a Lenovo, segunda maior fabricante de computadores do planeta, que no ano passado adquiriu o controle da CCE e agora acena com muitos planos para o mercado brasileiro. Diz o jornal que a operação é a maior da empresa, atrás apenas da China, lembrando que a Lenovo já atua na Índia e na Rússia. Outra grande corporação chinesa que está entrando aqui é a Baidu, dona da maior rede social na China (maior até que o Facebook) e de vários outros negócios ligados à internet. “Acho que a maioria das grandes empresas globais não vem dando a devida atenção ao Brasil, que é hoje o mercado mais importante depois da China”, diz Jonathan Dillon, diretor internacional da Baidu, apelidada de “Google chinês”.

Citando ainda a Samsung e o próprio Facebook como marcas fortes que vêm investindo pesado no mercado brasileiro, o jornal lembra que as conhecidas deficiências do país – como excesso de burocracia e tributação – não são suficientes para desencorajar os investidores. “Estamos investindo mais aqui do que em qualquer outro país fora da China”, garante Dan Stone, responsável pela Lenovo Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *