Recebo com prazer o convite da NEOTV para seu encontro de 2013, que vai acontecer em São Paulo nos dias 23 a 25 de abril. Para quem ainda não está familiarizado, a NEOTV é a entidade que representa as pequenas e médias operadoras de TV por Assinatura de todo o país. A Expo e Congresso NEOTV vai reunir empresários e executivos do setor, numa feira com cerca de 50 expositores e palestras para aproximadamente 1.000 profissionais. Representa para essas empresas o mesmo que o encontro da ABTA, em agosto, tem de importância para as grandes operadoras e programadoras.

Na verdade, os dois segmentos caminham em paralelo e são igualmente responsáveis pela expansão da TV paga no Brasil nos últimos anos. Como comentamos na semana passada, são quase 17 milhões de famílias que hoje recebem esse serviço, contra 7,4 milhões em 2009; ou seja, em três anos, um crescimento de 130%, num país que avançou menos de 5% no mesmo período. Deve ser a maior expansão setorial da economia brasileira, puxada – é claro – pelo aumento do poder de compra da classe C. Notem que, nesses três anos, as vendas de televisores subiram “apenas” cerca de 50%, confirmando que a TV por assinatura era objeto de desejo de muita gente.

E, observando as estatísticas da Anatel, fica claro que esse crescimento se dá principalmente nas pequenas e médias cidades do interior, com ênfase em estados como Goiás, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco. É justamente onde atuam muitas das filiadas à NEOTV. São empresas sem a estrutura de uma Net ou Sky, mas com capital para investir e levar a TV paga a locais hoje esquecidos pelo mercado. Mais do que isso: nos últimos anos, a entidade vem sendo procurada também por ISPs, as operadoras de banda larga que atuam em escala ainda mais micro. Querem unificar seus serviços para oferecer pacotes melhores a famílias que penam com conexões precárias.

No evento da NEOTV, esses pequenos e médios empreendedores com certeza terão muito para ver. E aprender com as novas tecnologias.

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