jacksonville

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pode não ser a casa dos seus sonhos, mas deve chegar perto. A foto mostra um dos ambientes da “Casa Inteligente”, projetada pela HGTV, rede de lojas dos EUA que oferece praticamente tudo para quem constroi ou reforma sua casa – inclusive projetos e aparelhos de automação. A casa foi escolhida pela CEA (Consumer Electronics Association) como “modelo” de uma campanha para incentivar as construções que mereçam o adjetivo smart. Localiza-se na praia de Jacksonville, Flórida, e foi equipada como uma infraestrutura que a CEA define como “high-tech”.

Há cerca de dois anos, a CEA instituiu um comitê técnico para homologar um sistema chamado TechHome Rating, algo como um ranking de avaliação das moradias a partir de critérios tecnológicos. A ideia era criar referências a serem seguidas pelas construtoras e pelos profissionais envolvidos no negócio: arquitetos, designers, corretores, avaliadores etc. A casa de Jacksonville foi desenhada e construída seguindo o padrão top da CEA, que inclui recursos de áudio, vídeo, informática, telefonia, automação, ventilação, segurança, cabeamento, controle de energia etc. Coloca em prática, portanto, aquilo que até agora era apenas teoria.

Os visitantes poderão ver como tudo isso foi instalado e integrado. “Queremos mostrar inclusive aos profissionais do setor imobiliário a importância que a tecnologia pode ter numa construção”, diz Laura Hubbard, atual responsável pelo TechHome Rating System. O pessoal da CEA tenta com isso reverter o conceito de que uma casa automatizada é necessariamente mais cara. “Pelo contrário”, explica Laura, “com as tecnologias atuais pode-se economizar muito, tanto na construção quanto na manutenção. E o proprietário ainda tem a vantagem de saber que sua casa será mais valorizada na hora de uma venda.”

1 thought on “Modelo de casa inteligente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *