Como cumpre a todas as empresas de capital aberto nos EUA (e lá as punições são severas, ao contrário daqui), a DirecTV anunciou nesta quinta-feira que seus números de assinantes na América Latina foram fraudados em cerca de 200.000 nomes. Na verdade, o problema ocorreu com a Sky, subsidiária do grupo no Brasil. Funcionários da operadora brasileira teriam creditado contas de assinantes a mais, nos relatórios encaminhados à Anatel, para inflar ilegalmente o número de contas ativas e, com isso, reduzir o que tecnicamente é chamado churn – taxa de cancelamento de assinaturas.

O caso ainda está sendo investigado, mas de qualquer modo a denúncia é grave. Pelos dados apresentados oficialmente, em 31 de dezembro último a Sky informou à Anatel ter cerca de 5 milhões de assinantes, 100 mil a mais do que realmente tinha; em 31 de março, foram mais 100 mil a mais, totalizando 5,3 milhões, quando na verdade eram 5,1 milhões. No Brasil, isso pode até ser considerado “normal”, mas nos EUA é crime: uma fraude contra os acionistas do grupo. Um problema agravado pelo fato de que as ações da DirecTV subiram acima da média nos últimos meses, justamente com base nas informações de seu crescimento na América Latina.

A DirecTV é proprietária de 93% das ações da Sky e, se a fraude for confirmada, poderá sofrer pesadas sanções da SEC, órgão que regula o mercado de ações nos EUA. Num relatório enviado à SEC, a empresa informa que já está providenciando as devidas compensações pelo erro, destinando US$ 25 milhões em pretax para o segundo trimestre do ano. No jargão do mercado acionário, pretax seria algo como uma “confissão de culpa”, quando a empresa admite a sonegação e já se dispõe a pagar uma multa pelo ato.

Mesmo assim, a SEC iniciou uma investigação, que pode ter consequências ainda mais graves. Estamos buscando mais informações com a Anatel e a própria Sky.

2 thoughts on “Fraude na TV por assinatura?

  1. Por esse tipo de fraude em informações já vi diretorias comerciais americanas inteiras “rodarem” incluindo o presidente. É um dos crimes mais pesados hoje em dia (nos USA, claro) você falar que vendeu o que não vendeu e isso ter repercussão no valor das ações.

  2. A Sky frauda as contas dos usuarios, existe um esquema nefasto encoberto e eu vou denunciar aqui, se voce tem um pacote que possibilita 3 aparelhos eles alugam por fora o terceiro que voce não esta usando, frande das grossas, eu tenho uma conta com 2 aparelhos instalados e o terceiro esta em otra cidade, e voe não consegue mudar nada, nem preço de pacote, nem endereço de instalação, nada, e o endereço de ondfe esta o terceiro aparelho esta incompleto, uma MAFIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *