2403877_large-lndAlém de todas as inovações tecnológicas que já reportamos (aqui, aqui e aqui) por ocasião da Copa do Mundo, mais uma acaba de ser revelada. O Instituto Frauhofer, da Alemanha, famoso por suas contribuições à tecnologia (como se não tivesse sido fundado pelo gênio Heinrich Hertz, um dos “pais” da eletrônica moderna), aproveitou a partida final da Copa para mais uma experiência inovadora. O jogo Alemanha x Argentina foi captado com uma câmera Ultra-HD OmniCam, capaz de registrar as imagens em 360 graus.

Segundo o site Display Central, a câmera ficou posicionada no meio da torcida, junto à linha do meio de campo, para captar imagens panorâmicas do Maracanã em 4K. A experiência é mais uma dentro do projeto da Fifa de criar um grande “museu do futebol”, a ser inaugurado em Zurique (Suíça) em 2016. As principais inovações técnicas ocorridas no mundo do futebol, especialmente a partir da década de 1970, serão destaque no museu.

omnicamA ideia é que a câmera – composta de várias lentes e espelhos – simule a posição de um torcedor do estádio, capaz de visualizar tudo em 360 graus. Segundo informa o site, a OmniCam (foto ao lado) pesa apenas 15kg (menos que alguns modelos profissionais usados atualmente) e tem tamanho normal, mas produz imagens com resolução dez vezes mais alta que uma HD. “O futebol é uma das aplicações mais atraentes para esse tipo de tecnologia”, disse o dr. Ralf Schäfer, diretor do Instituto Fraunhofer.

Aguarda-se agora que a Fifa divulgue esse material, junto com as imagens em 4K e 8K que foram registradas durante a Copa. A promessa é de que tudo será colocado na internet em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *