O que você faria se fosse vendedor da Coca-Cola e recebesse um convite para vender Pepsi? Ou se, após anos promovendo a GM, tivesse que sair para, por exemplo, a Ford? Da Vivo para a Claro? Apple para Microsoft? É mais ou menos essa a situação de Mark Walters, que depois de quatro anos comandando a Z-Wave Alliance, acaba de pular para o outro lado: assumiu como “vice-presidente de desenvolvimento estratégico” da ZigBee.

Os dois consórcios, sediados nos EUA, são rivais ferozes. Dominam o mercado mundial de automação sem fio. Há controvérsias sobre qual dos dois é mais popular, mas sabe-se que o padrão Z-Wave é mais utilizado em automação residencial, enquanto ZigBee tem aplicações mais amplas. Minha colega Julie Jacobson, do site CE Pro, lembra que a ZigBee Alliance lançou há alguns meses sua versão 3.0, justamente para eliminar a confusão entre seus diversos protocolos.

Walters, com quem conversei durante a ExpoPredialTec 2014, tem justamente a missão de tornar esse padrão mais acessível. Deve saber tudo sobre o concorrente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *