Foi criado o primeiro “selo ecológico” para aparelhos eletrônicos no Brasil. Agora, produtos certificados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) terão um selo de identificação, confirmando que trazem menor impacto ao meio ambiente. Smartphones, tablets e impressoras da Samsung são os primeiros itens com essa certificação (denominada “Colibri”).

Ao divulgar a notícia, a Samsung informou que, segundo pesquisa do Ibope realizada em 2013, 70% dos brasileiros pagariam mais para adquirir produtos que não agridam a natureza. Diz ainda que já utiliza papel reciclado em 100% das embalagens dos smartphones Galaxy S6 e S6 Edge, além de 20% do plástico usado no carregador da bateria serem de material reciclado; na impressão de embalagens e manuais, a empresa trabalha com tinta de soja, e não com solventes de petróleo.

abntComo bem lembra o amigo Vinicius Barbosa Lima, esse selo – do qual se fala há mais de dez anos – é uma ótima notícia. Esperamos que seja de fato aplicado e respeitado. Curioso que a ABNT gosta de nomes de pássaros: seu rótulo anterior para produtos “verdes” chama-se Beija-flor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *