Ainda sobre o Custom Home Service, da Amazon, e agora falando diretamente aos profissionais brasileiros desse segmento, acho importante ponderar que essa é a tendência mundial (e irreversível): grandes marcas oferecendo serviços adicionais, seja com ou sem parceria de fornecedores especializados. No Brasil, a própria Amazon planeja uma expansão, como já mostramos aqui, e quem sabe se não caminhará no sentido da ‘casa inteligente’? “Não queremos tomar o mercado de ninguém, queremos sim colocar o Alexa em todo lugar”, resumiu Dan Quigley, diretor da Amazon. Abaixo, algumas de suas ideias apresentadas ao jornalista Jason Knott, do CE Pro:

*Alexa, assim como outros produtos da Amazon, é uma plataforma aberta. Qualquer fabricante pode integrá-la a seus aparelhos, e muitos já vêm fazendo isso. Só para citar alguns: LG, Sony, Honeywell, Leviton, Crestron, Control4, RTI, Lutron, Nest, Philips, Onkyo, TP-Link…

*No mercado americano, apenas 10% das residências possuem algum aparelho smart (quantas serão no Brasil?). Ou seja, há muito a crescer, e a força de uma marca como Amazon é inquestionável. Acrescento: melhor estar “com ela” do que “contra ela”.

*O uso dos comandos por voz será cada vez mais comum, para as pessoas acessarem seus serviços em qualquer ponto da casa. Os aplicativos que exigem vários cliques tendem a desaparecer. Esse era um mercado praticamente inexistente em 2014; na época, os serviços por voz eram ineficientes, falhavam em 99% dos casos. Hoje, respondem por mais de 10% de todo o tráfego online nos EUA.

*Com o Alexa, a Amazon procura evitar o erro de outras plataformas, que são fechadas (Quigley cita especificamente Z-Wave e ZigBee). Antes de lançar um serviço novo, a Amazon procura três fabricantes ou desenvolvedores para colher sugestões e fazer testes. E já tem mais de 1.000 itens lançados.

*Os integradores são os “arquitetos” dos sistemas smart home, acrescenta o diretor da Amazon. O problema é que a maioria dos clientes nem sabe que esses profissionais existem, pois seguem indicações de amigos. Ao se cadastrar no programa da Amazon, o integrador será indicado aos potenciais clientes de sua região e poderá obter descontos se utilizar produtos da empresa.

Resta ver como tudo isso se dará na prática. É bom ficar ligado.

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