Apesar de existir há mais de vinte anos, o mercado brasileiro de projetos eletrônicos para uso profissional, mais conhecido como “Pro AV”, não conseguiu desenvolver ainda um número grande de empresas especializadas. Infelizmente, são poucas as integradoras, conceito que combina a capacidade de projetar e instalar sistemas de áudio, vídeo e automação, de pequeno ou grande porte, além de fornecer orientação e suporte pós-venda aos usuários.

Duas das empresas que podem ser encaixadas nesse perfil, as paulistanas Eletroequip e Solutione, estão se fundindo numa só. Terão uma nova marca, e já estão operando na mesma sede para se transformar, provavelmente, no principal player do setor. Ao que se saiba, é o primeiro caso desse tipo no país. Fusões e consolidações são comuns, por exemplo, na Europa e nos EUA, demonstrando o dinamismo de um setor que precisa evoluir no ritmo dos avanços tecnológicos.

A Eletroequip nasceu em 1971, como fornecedora de equipamentos e acessórios para o então nascente mercado de telecomunicações. Nos anos 1990, passou a atuar no segmento AV, projetando soluções para empresas em geral. Com a chegada da automação, conseguiu montar um interessante portfólio de serviços, conquistando até clientes multinacionais de grande porte.

Já a Solutione surgiu em 1999, exatamente quando as soluções AV de padrão profissional começaram a ser mais demandadas. Também soube se posicionar na faixa premium do mercado, atendendo grandes clientes e introduzindo inovações como as soluções de realidade virtual. 

Até o ano passado, as duas empresas eram concorrentes. Mas, segundo Claudio Younis, filho do fundador da Eletroequip, se aproximaram a partir de valores comuns, como o foco em compliance (infelizmente raro no Brasil), nas tecnologias premium, oferta de soluções completas com acompanhamento integral, treinamento e atualização constante dos funcionários. “Não fazemos questão de ser a maior integradora do mercado, mas vamos trabalhar muito para ser a melhor”, diz Claudio.

Odair Tremante, diretor da Solutione e agora responsável pelos projetos na nova empresa, compartilha desses conceitos. E acrescenta: “Uma parte do nosso trabalho é mostrar às empresas em geral o valor de tudo isso. Nossos clientes atuais já sabem quanto custa elaborar e implantar um projeto eficiente e confiável”. No ano passado, a Solutione conquistou o prêmio da InfoComm para melhor projeto de integração da América Latina, com o Innovation Center da consultoria americana Accenture, instalado em Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *