A “loja virtual” da Amazon nos EUA, citada no post anterior, não existe por acaso. E a melhor prova é a inauguração de algo similar aqui mesmo em São Paulo. A ideia é da Via Varejo, empresa de e-commerce que resultou da fusão entre as lojas online da Casas Bahia e Ponto Frio. Talvez seja hoje a maior do Brasil no segmento. Sua iniciativa inovadora segue o conceito omnichannel, em que se adotam novas tecnologias unindo os dois formatos (loja física e virtual) para melhorar a experiência do consumidor.

Não sei se o projeto da Via Varejo é o primeiro no país, mas com certeza é o mais ambicioso até agora. Numa loja Ponto Frio do Shopping Vila Olimpia, os clientes agora podem conferir cerca de 10 mil produtos oferecidos no site da empresa – embora a loja física ali tenha apenas uns 1.000 produtos. Isso é possível graças a uma “vitrine digital”, que exibe os produtos em tamanho real numa tela touchscreen; tocando na tela, pode-se conferir detalhes sobre cada produto. Na seção de móveis, a interface são óculos de realidade virtual, que o cliente usa para escolher cores, tamanhos e formatos das peças disponíveis.

Na loja, também foi montado um sistema de digital signage para os clientes B2B. Uma das forças da Via Varejo é seu marketplace, que atende milhares de pequenas empresas (e grandes também); o novo sistema facilita fazer promoções e direcionar mensagens a públicos específicos. Vale lembrar que a loja é forrada de sensores e câmeras que analisam em tempo real o comportamento dos usuários.

No segmento de eletrônicos, a Samsung é a primeira fabricante a aproveitar a oportunidade. Reservou o espaço (foto) por três meses para ações focadas nas linhas de TV QLED, smartphones Note8 e óculos VR. 

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