Faltando 25 dias para o início da Copa da Rússia, parece que está difícil um acordo para a transmissão dos jogos em 4K pelos canais pagos. A Oi chegou a anunciar a novidade, mas voltou atrás para esclarecer que está “negociando” com os detentores dos direitos. E a NET, que em 2014 foi ousada ao distribuir decoders 4K para permitir a seus assinantes assistirem a algumas partidas com essa resolução, diz que ainda não pode anunciar nada. 

De fato, a questão é complexa. Nenhuma das empresas dá detalhes, mas são diversos interesses envolvidos. O sinal para todas as emissoras será  gerado a partir da Rússia pela empresa HBS (Host Broadcasting Services), contratada exclusiva da FIFA. Seus técnicos estarão nos 12 estádios onde haverá jogos, enviando o material para o IBC (International Broadcast Center), em Moscou, e dali para Frankfurt, na Alemanha, que servirá como hub para todas as emissoras autorizadas a transmitir o evento.

O controle de tudo é rígido, vai ser difícil desta vez assistir a qualquer jogo por vias piratas. Para se ter uma ideia, a FIFA registrou até expressões como “World Cup”, “Copa 2018”, “Mundial 2018” etc., que só podem ser usadas pelos 12 patrocinadores e pelas emissoras que pagaram os direitos. Ao se referir à Copa, a FIFA gentilmente autoriza usar frases como “campeonato internacional de futebol da Rússia”, nada além disso. Mesmo o uso de imagens dos jogos já realizados será vetado, obrigando os interessados a pedir permissão especial (ou correr o risco de um processo).

No Brasil, a Globo detém a exclusividade na TV aberta (não houve acordo para compartilhar os direitos com a Band). Na TV paga, o privilégio é de SporTV e Fox, que transmitirão ao vivo todos os 64 jogos da Copa. A Globo comprou os direitos também para internet e TV 4K, o que permitiu a parceria com a Samsung para levar jogos em UHD, via aplicativo, a quem tiver um TV smart da marca. NET e Oi agora tentam um acerto com SporTV (Globosat), novela que tem três semanas para seu desfecho.

 

1 thought on “Copa em 4K na TV paga: quem sabe?

  1. A Globo (SporTV) e a Samsung vão permitir assistir aos jogos em 4K nas TVs 4K da Samsung fabricadas a partir de 2016. Acho muito bom isso, mas acho que deveriam liberar o aplicativo 4K SporTV na Rússia para todos os modelos 4K da Samsung, independente se foram fabricadas antes ou depois de 2016. Eu, por exemplo, tenho uma TV Samsung 4K de 2015, Não vou poder ver os jogos em 4K. Sacanagem isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *