Interessante estudo foi publicado esta semana pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), que representa as emissoras de TV aberta, a propósito da recente Copa América de Futebol, vencida pelo Brasil. Como se vê no quadro abaixo, pegaram a tabela original do torneio, com os 12 países divididos em três grupos de quatro, só que em lugar dos resultados a empresa britânica OpenSignal, especializada nesse tipo de análise, aplicou medidas de velocidade na conexão de banda larga móvel. 

O resultado já dava para adivinhar antes mesmo da bola rolar: Japão e Catar, os dois países convidados (por não pertencerem ao continente), são justamente os que apresentam melhor desempenho – 33 e 24.7 megabits por segundo nos downloads, números incríveis se comparados à realidade latino-americana. O melhor da região é o Uruguai (14.6Mbps), enquanto o Brasil – sétima economia mundial – amarga 13.1Mbps.

Nas velocidades de upload, fomos eliminados nesse campeonato virtual, com apenas 4.5Mbps, menos da metade do Catar e atrás até da Argentina (4.8). Foi medida também a latência do sinal nos 12 países, ou seja, o tempo de atraso entre a captura e a chegada do sinal por streaming, em rede 4G. De novo, Catar e Japão na frente – e o Brasil atrás até da Bolívia! 

Como se vê, não há o que comemorar. Aliás, ainda bem que não usaram como referência a Copa do Mundo. 

Quem quiser saber mais detalhes sobre o estudo, pode clicar aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *