As primeiras notícias sobre a nova atualização das caixas acústicas B&W 800 Diamond saíram no início do ano, já fazendo os fãs da marca esfregarem as mãos. No último dia 01, finalmente começaram a ser distribuídos os primeiros exemplares das 800 D4. Sim, essa é a 4a geração da série criada em 2010, ainda com o antigo cone de kevlar, substituído em 2015 pelo Continuum (prateado). Em 2016, surgiu a série D3, que comemorava os 50 anos da empresa, fundada em 1966 por John Bowers.

Mesmo após ser vendida para o grupo americano Sound United, famoso por “popularizar” suas marcas, parece que a Bowers & Wilkins não se afasta do DNA de seu fundador: aperfeiçoar até mesmo seus melhores produtos a cada atualização. É o que vemos com as D4, série que inclui três torres de 3 vias (802, 803 e 804), uma bookshelf de 2 vias (805) e a impressionante 801, top da linha que traz ainda dois modelos para canal central. A Som Maior, distribuidora oficial da B&W, planeja iniciar as entregas no Brasil em dezembro. Vale a pena descrever algumas inovações dessa série:

 

 

Isolamento do cone – Assim como o tweeter em todas as caixas Diamond, nas D4 também o midrange é isolado do gabinete principal, como se vê no detalhe. Os cones Continuum agora são protegidos por essa estrutura de alumínio que o fabricante chama “cabeça de turbina”, vedando assim possíveis interferências das vibrações dos woofers, posicionados na parte inferior do gabinete.

Suspensão Biomimética – É como a B&W chama a estrutura interna da caixa, responsável pelo equilíbrio das médias frequências. Substitui o desenho spider da série D3 para reduzir a pressão do ar sobre os cones.

Tweeter Solid Body – Já usada na série anterior, a estrutura que protege o tweeter (no alto da caixa) agora é reforçada por um bloco de alumínio maciço, com isolamento de dois pontos, e não apenas um. Um tubo de 30cm e um novo desenho interno desse falante garantem, segundo a B&W, maior abertura dos agudos.

Também foi reforçada a estrutura interna Matrix da caixa, agora feita de madeira compensada, e não mais MDF, enquanto o cone do woofer, do tipo aerofólio, com revestimento em fibra de carbono, é apoiado numa espuma anti-ressonância que contribui para graves mais limpos e com menor distorção.

Neste vídeo, a B&W exibe imagens exclusivas de suas novas maravilhas. Para quem quiser conferir mais detalhes, este é o link para o site inglês da empresa. Aguardemos agora o desembarque das D4 no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *