Você consegue mesmo ver a diferença entre uma imagem 4K e uma 8K? A pergunta foi feita pelo site Gizmodo.com a alguns especialistas americanos, em janeiro, e vieram respostas as mais esquisitas. Não eram técnicos em ajuste de displays, nem integradores, nem representantes da indústria, mas cientistas. Isso mesmo: um outro tipo de especialistas.

Optometria (ciência que analisa os olhos e mede nossa capacidade de percepção visual), Neurologia (análises do cérebro), Neurociência Computacional (matéria que analisa o sistema nervoso utilizando técnicas de informática), Psicologia: os cientistas que responderam a pergunta lidam com esses temas em seu dia a dia. Pertencem aos renomados MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Universidade de Berkeley (Califórnia).

A ideia do site era justamente ir além do que se ouve e se lê em feiras e congressos organizados pela indústria e cujo foco está nos aparelhos. Os respondentes estão do outro lado da mesa, concentrados nas reações humanas, e por isso fornecem um interessante feedback sobre o real impacto dos avanços que temos observado nos displays.

Quem quiser ver todas as respostas pode acessar este link. Aqui, faço um resumo de suas observações mais pertinentes a nossa realidade:

“Os benefícios do 8K são mais visíveis em TVs grandes observados a curta distância. E, portanto, invisíveis numa tela pequena olhada de longe”.

“Uma pessoa com visão considerada normal (chamada 20/20) consegue distinguir os pixels numa TV de 60″ a aproximadamente 1,50m de distância (5 pés). Nessas condições, é possível diferenciar uma imagem HD (1.920 pontos horizontais) de uma 4K (3.840 pontos). Acima disso, o olho humano não é capaz de identificar os pontos (pixels)”. 

“Embora seja uma estrutura extraordinária, nosso sistema visual possui limites. Os pixels nas TVs atuais são posicionados lado a lado, cada um emitindo um spot de cor que, combinados, produzem as imagens que enxergamos. Quem assiste quer ver o máximo de detalhes da imagem, mas sem ser distraído pelos pixels”.

“A imagem 8K (7.680 pixels horizontais) é melhor? A resposta depende de diversos fatores: o nível de contraste do display, o tamanho dos pixels, a distância de visualização e até o tipo de imagem que se assiste e a velocidade (de quadros) em que é reproduzida. Esticando seu braço, você deve ser capaz de enxergar 60 pontos desenhados em seu polegar. Se você não consegue, não fará diferença se a imagem for 4K ou 8K”.

6 thoughts on “Diferenças entre imagens 4K e 8K

  1. Orlando, tenho uma pergunta:
    Quando vejo um vídeo no YouTube 8k em minha TV 4K OLED 65″, a imagem não deveria ser bem melhor do que se fosse em 4k?

  2. Eu já havia pensado neste quesito : ” quanto maior a polegada do seu televisor ou projetor ” melhor a qualidade da imagem em 8k.
    Eu como Brasileiro posso esquecer em imagens disponível em 8k . Esquece …estamos super atrasados nesta tecnologia !!
    Se eu estiver errado em meu pequeno comentário , gostaria que o Senhor Orlando , fizesse a correção a final sou um modesto leitor !!
    Abraço a todos .

  3. Olá Edison, tudo bem? A TV sempre reproduz dentro do seu limite, ou seja, se o painel tem capacidade para 4K (8,3 milhões de pixels) é isso que ele vai exibir. Se a imagem é 8K (33 milhões de pixels), o display faz uma redução eliminando parte dos pixels, o que tecnicamente se chama compressão de sinal. Outro ponto é a capacidade da sua rede. Para trafegar toda essa quantidade de pixels, a rede tem de ser robusta e o modem/roteador também. Além do que, nem todas as imagens que aparecem no YouTube como 8K foram de fato gravadas nessa resolução. Uma coisa é certa: quanto mais nova for a sua TV (portanto, mais atualizada em termos de processamento), melhor será a reprodução. Abs.

  4. Nem tanto, Zé Carlos. Há boa variedade de conteúdos em 8K no YouTube. Abs

  5. Olá Senhor Orlando .

    Em não tinha conhecimento em imagem 8k no You Tube . Obrigado pelas informação .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *