O amigo Vinicius Bastos, da QueroAutomação, me chamou a atenção para pesquisa divulgada recentemente pela empresa Quinto Andar, que se tornou um dos fenômenos recentes da internet propondo novos modelos de comercialização de imóveis. Neste artigo, ele comentou os dados da pesquisa que se referem ao segmento de automação residencial, e sobre os quais vale a pena pensar melhor.

Feito em conjunto com o Datafolha, o levantamento traz respostas de 3.186 consumidores abordados pessoalmente nas cinco regiões do país, em outubro de 2021. O objetivo era colher informações sobre as moradias e os desejos dos consumidores em relação a suas casas. Não me lembro de ter visto antes nada tão específico sobre o assunto.

A pesquisa mostra como cada um vê sua própria moradia, confirmando que ter casa própria é, para os brasileiros, considerado quase mais importante até do que ter uma família! Os entrevistados descrevem em detalhe suas habitações: quase metade deles moram em casas com 2 quartos; 23% têm pelo menos uma suíte; 77% têm garagem. E mais de 80% estão satisfeitos com suas residências atuais.

Aí vem o que mais interessa para quem trabalha com projetos residenciais. Entre os que moram em casas:

73% sonham ter um painel de energia solar;

60% desejam reservatórios para captação e reuso de água da chuva;

59% pretendem comprar um sistema com câmeras de segurança.

Outros itens tecnológicos citados entre os desejos dos entrevistados são alarme (53%), ar-condicionado (47%), fechadura eletrônica (45%), sistema de iluminação controlada por app (42%) e assistente virtual (29%). A pesquisa completa pode ser conferida neste link.

Os números mudam ligeiramente para quem reside em apartamento, mas o fato é que a tecnologia parece de fato ter entrado no radar dos brasileiros, ainda que grande parte deles não saiba exatamente como (e se pode) fazê-lo. Não é coincidência que construtoras vêm aumentando em seus projetos os itens tecnológicos, especialmente no segmento de alto padrão.

 

E mesmo para quem já tem a sua casa, as diversas soluções sem fio estão aí para simplificar a vida de todos. A questão, como sempre, é como fazer. E quem tem a resposta é um bom integrador especializado. Também não é coincidência que a edição de abril da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, que pode ser acessada aqui, traz reportagem sobre o passo a passo de um projeto de Casa Inteligente.

1 thought on “Brasileiros querem casas mais inteligentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *