Todo mundo quer saber o que pensa o internauta, quanto consome, do que gosta etc. etc. etc. Difícil mesmo é distinguir entre chutes e aferições baseadas na realidade. Só nesta semana, vi duas pesquisas diferentes que procuram mostrar o perfil dos brasileiros que acessam a web: uma do Ibope e outra do Datafolha, encomendada pela agência de publicidade F/Nazca. Quem estará com a razão?

Segundo o Ibope, existem 46 milhões de pessoas no Brasil que têm o hábito de navegar, trocar e-mais, participar de comunidades virtuais etc. Já o Datafolha diz que é muito mais: 64,5 milhões. Independente do número, é certo que cada vez mais gente está usando a web para tudo, ou quase tudo. O Datafolha entrevisou 3 mil pessoas, em 172 municípios, e concluiu que 48% delas acessam a internet todo santo dia, sendo que 55% já colocaram na rede algum tipo de conteúdo, como foto, vídeo etc.

Será mesmo? Ou será que as pessoas gostam de se exibir, principalmente numa pesquisa como essa, em que ninguém é identificado. Já comentei aqui sobre pesquisas e o fato de se prestarem a tanta especulação e manipulação. Afinal, os institutos de pesquisa precisam se manter, certo? E sempre há quem compre esses números. Claro, se a pesquisa estiver correta, é muita gente! Mas outro dia li uma pesquisa americana dizendo que 45% das pessoas já assistem TV Digital. Quando fui checar mais a fundo, eram pessoas que diziam “já ter visto” um programa digital… Muito diferente de ter o hábito de assistir, certo?

Vejam como é fácil manipular uma pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *