avatarnytHollywood anda mais do que alvoroçada com a onda do cinema 3D. Já comentei aqui o assunto algumas vezes, mas a semana passada extrapolou: mais de 6 mil convidados se amontoaram num centro de convenções de San Diego, Califórnia, para assistir às pré-estréias de filmes que chegam aos cinemas americanos daqui até o final do ano. Todos esses lançamentos têm em comum as imagens em três dimensões, tecnologia que dez entre dez experts dizem que será a salvação dos estúdios.

Para criar o devido frisson, como convém a essas ocasiões, os departamentos de RP dos principais estúdios bolaram o evento chamado Comic-Con. Quatro telas gigantes se iluminaram na noite de quinta-feira para mostrar trailers de “Um Conto de Natal”, remake da história centenária de Charles Dickens, agora dirigida por Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro) e estrelada por Jim Carrey; “Alice no País das Maravilhas“, na versão dirigida por Tim Burton e com Johnny Depp no papel principal; “Avatar”, a superprodução de James Cameron (Titanic) que antes de sair já é considerada obra-prima; e outros menos cotados. Milhares de óculos 3D, com fones de ouvido Dolby, foram distribuídos para que todos pudessem admirar as imagens e o som.

Não deu outra: segundo o jornal especializado Variety, foi um sucesso total, abrindo caminho para as grandes bilheterias que Hollywood espera alcançar com a novidade. “Este é o nosso futuro”, entusiasmou-se Zemeckis ao apresentar seu filme, em que o genial Jim Carrey faz nada menos do que oito personagens. A idéia é que cada um daqueles 6 mil convidados se transforme em garoto-propaganda do cinema 3D. O primeiro filme da nova safra é “Força G”, que estreou no últim fim de semana batendo a bilheteria de “Harry Potter” (sai no Brasil esta semana). Para “Avatar”, que estréia em dezembro, Cameron (foto) e o estúdo Fox preparam o “Avatar Day” (21 de agosto), quando centenas de cinemas pelo mundo afora exibirão 15 minutos do filme, além de mostrar um videogame e brinquedos com os personagens.

No cinema de hoje, é assim que se criam os grandes sucessos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *