Se você, ao entrar numa loja, tem a impressão de que os equipamentos eletrônicos estão ficando cada vez mais iguais, acredite: não é apenas impressão. A forma que a maior parte dos fabricantes está encontrando para se diferenciar da concorrência não está mais no hardware, e sim no software. Os chamados apps (aplicativos) são, sem dúvida, a bola da vez na indústria eletrônica – e deles, aparentemente, ninguém escapará.

Este vídeo, produzido por meu colega RICARDO MARQUES, ilustra bem o que estou dizendo: a partir de um site (no caso, uma loja virtual, ou “app store”), é possível baixar os mais diversos programas para transformar as funções de um aparelho. Há anos isso já é feito com os computadores, mas agora a facilidade se estende também a celulares, tablets, players e até televisores. Ricardo simplesmente pegou um smartphone da Samsung (poderia ser de qualquer outra marca) e com ele acessou a loja de aplicativos Android Market, da Google. Em poucos segundos, baixou no celular o software Samsung Remote, transformando o aparelho num controle remoto até mais eficiente do que o convencional. Esse programa reconhece na hora os TVs que estão na área de cobertura de sua rede WiFi e já indica os passos para comandá-lo à distância. Simples e prático como poucos aparelhos que existem por aí.

Por sinal, o Estadão deste domingo traz reportagem sobre empresas brasileiras que estão se especializando em criar aplicativos, algumas já faturando alto com isso. É um segmento emergente da indústria, que se baseia em dois pontos: criatividade e praticidade. O site da revista Info dá detalhes sobre a expansão desse negócio em todo o mundo. Nessa área, tudo tem que ser simples e intuitivo. Uma vez que o usuário começa a usar, não para mais. E vira um viciado em “apps”.

Em tempo: quem começou essa história toda foi a Apple, como conto em meu livro “Os Visionários“, mas os aplicativos para transformar iPhone e iPad em controle remoto são de acesso mais restrito. É a forma que a empresa encontrou para protegê-los contra vírus. Já os apps para Android são uma porta aberta a esses males. Por isso, muito cuidado com os downloads!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *