Os blogs são uma febre em todo o mundo. Não é por acaso que você está aqui, lendo este. São pequenos sites especializados em determinados temas, geralmente (mas nem sempre) escritos por especialistas que têm algo a dizer além do noticiário convencional.

Tornaram-se uma mídia tão importante que este ano a CES reservou a eles até um espaço à parte: a Blogger´s Room, bem ao lado da Press Room, que vêm a ser as salas reservadas à imprensa em geral. A princípio, um reconhecimento mais do que oportuno sobre a importância dos blogs na comunicação globalizada. Se bem que já ouvi queixas contra a “discriminação”, como alguns blogueiros qualificaram a tal sala separada.

De qualquer forma, as assessorias de comunicação dos principais fabricantes (e também a da CES) esmeram-se em agrados a esses profissionais, que têm entre seus principais predicados, sem dúvida, o fato de serem formadores de opinião. Recentemente, a Monster Cable patrocinou uma “convenção de bloggers” em Nova York, levando cerca de 50 deles a dois dias de debates num hotel.

Bem, mas como em tudo neste mundo, sempre há os exageros. Na 5a. feira, último dia da CES, um integrante do blog Gizmodo utilizou uma arma digna de um Bin Laden tecnológico: para testar um novo controle remoto, lançado pela empresa Make, que pelo relato seria capaz de ativar/desativar qualquer aparelho dotado de sensor infravermelho, ele simplesmente desligou diversos displays que eram utilizados em demonstrações no evento. Prejudicou com isso empresas como Panasonic, Motorola, DISH TV e outras (veja o vídeo abaixo).

Os displays se apagaram diante de pessoas atônitas, inclusive desesperados demonstradores que não sabiam o que fazer.

Na 6a. feira, a direção da CES distribuiu comunicado anunciando que o tal blogueiro já havia sido identificado e que será banido dos próximos eventos. Informou ainda que estuda outras medidas legais contra a empresa Gawker Media, responsável pelo Gizmodo.

Moral da história: liberdade de expressão é ótimo, desde que seja bem utilizada.

Para ver o vídeo, clique na imagem abaixo:

1 thought on “Blogger banido da CES

  1. De fato, o bom senso deveria prevalecer quando o assunto é liberdade de expressão. Em um evento deste porte, a atitude do blogueiro beira a esfera jurídico-criminal…
    Nem se pode discutir, neste caso, a liberdade de expressão ou um possível “teste do produto”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *