Recebo de um leitor queixa sobre o fato de as transmissões de televisão não estarem sendo em formato widescreen (16×9), apesar de já estarmos na era da TV Digital. “Fico tremendamente insatisfeito”, diz ele, com razão, após comprar um LCD e constatar que a maioria das transmissões continuam sendo em 4×3. Afinal, há anos temos dito e ouvido que o widescreen seria o formato padrão da TV Digital.
 
É mesmo frustrante adquirir um produto que promete tal benefício e verificar que “nem sempre” esse benefício é oferecido. No caso, claro, não depende dos fabricantes, mas das emissoras. Como estamos constantando, estas (em sua maioria) não estão preparadas para gerar sinal digital, muito menos de alta definição. Parte da culpa cabe também ao governo, que acelerou o processo de lançamento da TV Digital, dando a entender que teríamos uma solução pronta – na verdade, estamos longe disso.
 
Mas há também uma dúvida comum entre usuários, profissionais e mídia, quanto à verdadeira natureza da TV Digital que temos hoje. O formato widescreen foi padronizado para programas de alta definição, como a atual novela das 8 (ou das 9?). Mas programas digitais podem ser transmitidos em qualquer formato, e para isso foi planejado um período de transição, que teve início justamente em 2 de dezembro último. O plano prevê que a transição termine em 2015, mas teremos que pagar para ver…
 
Se outros consumidores também se sentem insatisfeitos, minha sugestão é que se acalmem. Procurem curtir seus TVs de plasma ou LCD com belos filmes e shows em Blu-ray, ou mesmo videogames XBox ou PlayStation 3, e aguardem que as transmissões em HD terão de vir, mais cedo ou mais tarde. Por enquanto, o mais importante é que as emissoras melhorem, mesmo, a qualidade de seu sinal, para justificar o investimento que muitos estão fazendo em novas telas finas.

1 thought on “Widescreen para quê?

  1. Acho que não vamos ter HDTV com sinal aberto.Vão nos deixar o sinal de 500 linhas em banda KU(Sky & Direct TV) e usar o HDTV para a televisão paga .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *