windows-xp.jpgAté meio-dia desta 6a. feira (horário de Nova York), 164.817 usuários de computadores já haviam aderido à campanha organizada pelo site InfoWorld sob o título “Save Windows XP”. A lista está aumentando. Ao anunciar que em 30 de junho próximo irá parar de vender a versão mais popular de seu sistema operacional, a Microsoft atiçou a fera: milhares de fãs do programa se rebelaram.

Na verdade, não são tanto os fãs do XP que alimentam o movimento, mas os inimigos do Windows Vista. Desde seu lançamento, no início do ano passado, a nova versão do Windows vem recebendo críticas de todos os lados, a ponto de um jornalista americano ter escrito uma carta pública para Bill Gates com o título “Por favor, devolva meu XP”.

windows-vista.jpgAinda não uso o Vista e, portanto, não sou a pessoa mais indicada para comentá-lo. Mas perdi a conta das pessoas que me procuraram criticando o programa, inclusive algumas que investiram pesado em novos equipamentos, na crença de estarem fazendo um belo upgrade. Como se sabe, o Vista exige máquinas robustas, muita memória e processadores ágeis. “Uma mudança como essa, que gera tanta polêmica, não pode ser forçada aos usuários”, diz o InfoWorld, ao justificar sua campanha.

Não sei se a Microsoft será sensível a isso, mas eis aí uma bela amostra de como o usuário deve agir quando não gosta de um produto. Mesmo que insista em não mais vender o XP, a Microsoft arrisca-se a ter de conviver com dois fenômenos: o aumento da pirataria desse programa e um sério arranhão na sua imagem.

2 thoughts on “Salvem o XP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *