xavi_rusia2.jpgUm amigo me perguntou neste fim de semana por que é tão grande a diferença de qualidade de imagem entre as transmissões de futebol da Eurocopa e as do campeonato brasileiro, ou mesmo as dos jogos da seleção. De fato, muita gente que comprou conversor digital se decepcionou ao ver que a imagem, digamos, não é tão boa assim…

O exemplo é válido para reforçar o que já comentei aqui algumas vezes: o futebol pode ser o grande carro-chefe da TV Digital no Brasil. Conheço torcedores tão fanáticos que são capazes de pagar um pay-per-view de um jogo do seu time de coração, às vezes custando mais de R$ 30 (nos EUA, por exemplo, esse custo gira em torno de US$ 5). Esses mesmos telespectadores com certeza pagariam pelo equipamento digital – incluindo um TV padrão HD – para ver futebol habitualmente, se lhes fosse dada a certeza de que os jogos seriam em alta definição.

Para quem gosta de esportes – não só futebol, mas também Fórmula 1, tênis e qualquer evento esportivo ao ar livre – nada se compara a uma transmissão em HD. Mais ainda se você puder ter o som ambiente do estádio (ou do autódromo) ao vivo reproduzido num bom sistema surround, como usamos na sala de testes da Revista HOME THEATER. No entanto, as emissoras brasileiras ainda não acordaram para isso. A Globo transmite apenas um ou outro jogo em HD, geralmente nas tardes de domingo. E a Record, que bateu a Globo em audiência em alguns jogos da Eurocopa, encerrada neste domingo, não quis (ou não pôde) investir em transmissões mais refinadas.

Enquanto isso, a TV européia deu um banho de cobertura nesse evento, com um show de câmeras (dentro e fora do campo) captando praticamente todos os detalhes significativos de cada jogo. Isso, aliás, já vem acontecendo regularmente na Champions League, que é o campeonato europeu de clubes. Teoricamente, equivale à nossa Libertadores, mas esta fica a anos-luz em termos de charme e beleza dos espetáculos.

Vamos ver como se comportam as emissoras brasileiras nas Olimpíadas, em agosto. Será uma grande chance. Quanto ao futebol, temos que nos contentar com o que vem da Europa. Pior: depois dos últimos jogos da seleção brasileira e no estágio atual do campeonato brasileiro, está claro que, além da melhor qualidade de som e imagem, os europeus agora têm também muito melhor futebol. Ou não?

A propósito, neste link você pode ver vários vídeos do futebol europeu.

1 thought on “Futebol em alta definição

  1. Comprei recentemente uma TV LG de 42 polegadas, com conversor digital embutido. As imagens de propaganda e novelas são muito boas, bem como de alguns filmes, mas as transmissões de futebol em HD fogem deste padrão, principalmente quando a tomada da imagem é mais ampla (longa distância). A imagem só é nítida quando em closes ou aproximações. Preciso de algum amplificador de sinal ou não? Ou é assim mesmo? Comprei a TV depois da Euro 2008.

    Abraço,

    Sérgio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *