Estive hoje na Futurecom, evento que se transformou no maior do País na área de tecnologia. Lembrei dos bons tempos da Comdex, que durante alguns anos foi o grande palco brasileiro para os serviços de tecnologia corporativa. A Futurecom, que acabou ocupando o espaço da antiga Telexpo, hoje atrai praticamente todos os fabricantes e produtores de serviços tecnológicos que têm relevância no mercado nacional.

Curiosamente, das coisas que vi, uma das que chamaram atenção é destinada ao segmento residencial, e não corporativo. Está no estande da Telefonica (para quem quiser ver, ainda há tempo: a exposição termina amanhã, 4a. feira). A operadora teve a grande sacada de massificar os sistemas de automação residencial. Como? Fechando parceria com a Disac, distribuidora da marca americana Control 4, que possui algumas das soluções mais acessíveis nesse setor. A Disac irá oferecer sistemas de automação para serem implantados em apartamentos de alto padrão, através de acordos negociados diretamente com as construtoras. Ou seja, ao comprar o apartamento o usuário já recebe o sistema instalado e pronto para ser usado.

A idéia é que, a partir daí, a Telefonica ofereça os serviços agregados à automação: banda larga, TV a cabo ou satélite, triple play, sistema de segurança, ar-condicionado, iluminação automatizada etc., dependendo do orçamento e das necessidades do usuário. O primeiro empreendimento desse tipo já está em construção, na Barra da Tijuca (RJ). Como já noticiamos, a Telefonica está mesmo disposta a conquistar o segmento residencial com oferta de alta tecnologia. Tem cacife para isso. E, pelo visto, está buscando os parceiros certos.

Para ver a demonstração, clique aqui.

2 thoughts on “Automação em massa

  1. Enxergo nesse investimento da Telefonica um divisor de águas para o mercado de automação residencial. E falo sem eufemismos. A massificação da automação, somada a tendência em adotar-se tecnologias sem fio, coloca a Disac em posição privilegiada.
    Um dia, todas casas serão inteligentes, da mesma forma como um dia deixamos de usar o lampião e passamos a usar luz elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *