Estamos aqui discutindo os displays chamados “ultra-finos”, com espessuras de 2mm, e eis que encontro no IDG Now notícia sobre um evento no Japão onde está sendo exibida esta semana uma tela OLED de (acreditem!) 0,9mm. Isso mesmo: menos de 1mm. A façanha seria da empresa chinesa CHI Mei EL, que conseguiu produzir um display de 25 polegadas com essa espessura. No mesmo evento, a coreana Samsung exibe o que seria o maior display OLED do mundo, de 40″, este um pouco mais “gordinho”: 8,9mm.

Fui conferir e descobri que o evento, cujo nome é FPD International (a sigla é de Flat Panel Displays), reúne cientistas e técnicos para uma discussão aprofundada dos novos desenvolvimentos da indústria em geral, com demonstração de protótipos. Aqui, é importante fazer uma observação: havia disso também na CEATEC, que cobrimos no Japão no início do mês, mas apenas entre empresas japonesas; no FPD, o coro é reforçado por chineses, coreanos e asiáticos em geral, o que lhe dá mais peso.

O evento mostrou, por exemplo, o “display com memória” (Memory-Function Display), da Sharp, que consegue memorizar as informações exibidas mesmo depois de desligado; o primeiro plasma da geração 4K, com resolução de 4.096×2.160 pixels, o dobro dos Full-HD (Samsung); e a “janela OLED”, feita de vidro translúcido em material orgânico que permite visibilidade de 30%.

Veja algumas fotos:

OLED de 0,9mm, da chinesa CHI Mei EL

OLED de 40″, da Samsung

 Janela OLED translúcida

 Plasma 4K, também da Samsung

 

4 thoughts on “Telas finas ao extremo

  1. A Samsung diz que o OLED só vinga em cinco anos e semanas depois apresenta um display de 40″, será que a previsão deles vinga? Talvez sim, talvez não. O mais importante é que invistam no OLED para chegar cada vez mais cedo para nós consumidores, pois essa tecnologia promete. Só falta a Panasonic e a LG apresentarem suas TV’s OLED.

  2. E para quem achava, como já ouvi falar, que a resolução do Plasma não poderia ir além de 1920×1080, está aí a resposta que a Samsung deu com o Plasma 4k.

  3. Complementando, a Samsung exibiu nesse mesmo evento uma tela OLED de 4″ com 0,05 milímetros de espessura, tendo 480 x 272 pixels de resolução.

  4. Este problema de resolução plasma não tem nada a ver com a resolução em si, mas com a dimensão do pixel ou bulbo (tubo de descarga) plasma, que tem um limite mínimo de fabricacão viável. Se se consegue fabricar um display plasma de 40″ com resolução de 2 megapixels, é fácil fabricar um de 80″ ou maior com resolução de 8 megapixels.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *