samsung-blue-earth2Demorou, mas aconteceu: a Samsung está demonstrando esta semana, no Mobile World Congress, em Barcelona, seu primeiro smartphone alimentado por energia solar. Batizado provisoriamente de Blue Earth (“terra azul”), o aparelho é, por assim dizer, todo verde. Feito de material reciclável – uma liga plástica produzida a partir de garrafas do tipo PET – tem ajuste de brilho da tela e backlight para diminuir o consumo de energia. Segundo a Samsung, 10 a 12 horas de exposição ao sol garantem energia para 4 horas de uso – o painel solar fica na parte de trás do aparelho, finíssimo (foto).

Curiosidade: para dar um ar ainda mais “eco” ao produto, a Samsung incluiu um “sensor de caminhada”, que informa ao usuário quanto CO2 ele está deixando de jogar na natureza ao caminhar em vez de dirigir. Ninguém falou, mas acredito que esse dispositivo se desliga automaticamente – envergonhado – quando o sujeito usa o celular ao volante.

Em tempo: a LG também está exibindo em Barcelona um smartphone do gênero, mas ainda como protótipo; a Samsung promete lançar o seu na Europa no segundo semestre.

1 thought on “Celular com energia solar

  1. Imagine o inverno europeu que muitas vezes não tem 4 horas de som por dia! A carga será suficiente para quantas palavras?!?!?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *