Reportagem da Folha de S.Paulo nesta terça-feira mostra o impacto da crise sobre as videolocadoras brasileiras. Segundo a UBV (União Brasileira de Vídeo), o número de locações caiu nos últimos três anos, de 8,5 para 4,6 milhões de unidades (fitas e DVDs). Diz a entidade que o volume atual seria 60% maior se não fosse a pirataria, pela qual a maioria dos lançamentos pode ser adquirida até por 5 reais em qualquer camelô. O resultado é que 4 mil locadoras fecharam as portas nesse período, reduzindo para 8 mil o número de estabelecimentos legalizados. Os downloads também contribuem em parte. Mas, o quê fazer?

Segundo a reportagem, o que se discute entre os empresários do setor é incentivar a adoção rápida do Blu-ray, que é mais difícil de piratear (pelo menos por enquanto); e estudar uma forma de licenciar as locadoras a venderem também downloads legalizados. Quanto ao Blu-ray, o Sindicato das Videolocadoras estima que 93 mil players já foram vendidos no Brasil (a conta certamente não inclui os consoles PlayStation, que também tocam esses discos). O custo dos players e dos discos está caindo (veja a lista atualizada dos filmes já lançados). Já a questão dos downloads é bem mais complicada, porque as licenças dependem de Hollywood – e lá ninguém quer ouvir falar disso, pelo menos até agora.

7 thoughts on “Locadoras contra a pirataria

  1. Orlando, meu ponto de vista é que este problema de pirataria não tem solução. Não falo nem de camelôs vendendo discos de vídeo, com cópias de baixa qualidade, ao público nas esquinas. Falo é dos downloads pela internet. Hoje, qualquer internauta mais preparado faz downloads de filmes recentes ou que ainda nem foram exibidos nos cinemas, tanto na qualidade DVD quando em alta definição. A quebra da proteção contra cópia dos Blu-Ray já se foi há muito tempo. O que segura, ainda, o download extensivo e intensivo dos Blu-Ray são os tamanhos dos arquivos, nada mais, mas para quem tem paciência de esperar, o resultado é uma bela cópia em alta definição, exatamente igual ao original. Isto tudo está muito difundido na internet. Na esfera digital não há e nem haverá tecnologia que seja segura. Um hacker é capaz de quebrar qualquer proteção atual ou futura. Vejam vocês que o que era seguro mesmo era a antiga bolacha de vinil preto, difícil e antieconômica de se copiar com qualidade. Que ironia, não?

  2. O mesmo brasileirinho esperto que adora uma pirataria é aquele que fala mal de políticos. Políticos estes que nos representam muito bem.

  3. Caro Orlando, para o problema da pirataria ser resolvido bem como o da rentabilidade das locadoras só há uma solução: a indústria do cinema acabar com a sua própria ganância. Já ganham milhões com os filmes nos cinemas e depois querem ganhar mais ainda vendendo-os em DVD ou Blu-Ray. Se tivessem bom senso, os preços dos DVDs e Blu-Rays seriam mais condizentes com a realidade, tanto no exterior como aqui no Brasil.

  4. Caro Orlando, as observações do Walterem, estão perfeitas! Assino em baixo! E ele ainda esqueceu de dizer que Hollywood já ganhou milhões de US$ nos anos 80/90 com as fitas VHS, Laserdiscs, etc. Depois vieram os DVDs e o acervo original de filmes e shows que foram digitalizados para DVDs. Agora, querem ganhar mais ainda re-editando tudo de novo em Blu-Ray? Brincadeira! Comprei um DVD player que faz um upscaling dos DVDs comuns para 720p e 1080p e com isso: 1) salvei toda minha coleção de mais de 500 títulos em DVDs e 2) tenho uma imagem que pouco diferencia de um Blu-Ray. Não vou dar mais dinheiro para Hollywood. Já gastei muita grana em filmes VHS, Laserdiscs e DVDs. Do jeito que a coisa vai, com a tal da obsolescencia planejada, em 5 anos vão lançar um novo formato e o Marketing deles vai espalhar mundo afora que o Blu-Ray já era!! Já vimos esse filme quando lançaram o DVD convencional e fizeram nossas cabeças para substituirmos as VHS. E tem mais uma: Hollywood está desesperada é pelo fato de que as cópias dos camelôs (de DVDs de locadora, bem entendido)é feita bit a bit, e a imagem e áudio são perfeitos. Eles precisam entender a realidade de um país pobre como o nosso! Parabéns às distribuidoras que estão vendendo nos grandes magazines (Americana Express, por exemplo), DVDs originais por menos de R$ 10,00. É isso aí! Baixem os preços que vocês não darão conta dos pedidos!

  5. Olá Orlando!
    Sou sua colega de profissão, pelo menos estudo para ser. Faço jornalismo na PUCRS e vim aqui divulgar uma matéria da nossa cadeira de ONLINE I que diz o que aconteceu em porto alegre com vários exemplares de cds, dvds..e tudo mais pirata.
    Confere lá: http://migre.me/Sark

    VALEU!!

  6. A geração de hoje já nasceram sem lojas de CD é com Internet com banda larga de 10Mbits ou mais provavelmente nem sabe o que e um vídeo locadora. No Torrent e possível baixar um filme completo com mais de 3.5 GB e 5 minutos.
    Desculpe mais é o fim das videolocadoras assim como aconteceu com as lojas de CDs. Os donos demoraram a esboçar uma reação provavelmente hoje em dia não tem mais como reverter esta situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *