hdmi_14_teaserAgora é oficial: saiu hoje, nos EUA, a lista de especificações do padrão HDMI 1.4, divulgada pela HDMI Licensing (LLC), entidade formada pelos fabricantes para ditar as normas dessa tecnologia. É a quarta versão do padrão criado em 2002, e não deve ser a última, já que os envolvidos afirmam ser esta a primeira plataforma de conexões desenhada exatamente para permitir updates periódicos (os aparelhos atuais mais avançados utilizam conectores HDMI 1.3).

Basicamente, esta quarta versão facilita o uso da interatividade, tendo em vista que esta é uma das principais tendências da televisão digital para os próximos anos. Segundo a LLC, as novas especificações viabilizam taxas de transferência de até 100Gbps (Gigabits por segundo), em tráfego bidirecional, ou seja, utilizando canal de retorno. Será adotado o protocolo HEC (HDMI Ethernet Channel) para permitir transmissões simultâneas de internet banda larga e TV de alta definição. Com um só cabo, você vai poder sintonizar uma emissora HD, acessar a web e ainda conectar videogame HD e Blu-ray player. Claro, para isso serão lançados novos cabos (versão 1.4), e a especificação prevê que haja dois tipos: de alta e de baixa resolução.

Veja agora outras especificações legais incluídas no HDMI 1.4:

ARC (Audio Return Channel) – Canal de retorno de áudio, que permitirá levar o sinal de áudio de uma transmissão (rádio ou TV) diretamente a um processador e/ou amplificador externo, dispensando assim um cabo extra de áudio.

ACE (Automatic Content Enhancement) – O conector HDMi 1.4 terá condições de reconhecer um sinal de resolução mais alta. Exemplos: vídeo 3D ou Ultra-High Definition (4.096×2.160 pixels). Claro, quando estes forem lançados comercialmente.

ICS (Internet Connection Sharing) – Compartilhamento de conexões, para facilitar a distribuição de conteúdo capturado na web dentro de uma rede doméstica, por exemplo: o mesmo cabo servirá para fazer o download ou streaming e armazenar o material num servidor residencial, ou equivalente.

A lista é longa. O site da HDMI LLC fornece mais detalhes. No próximo dia 30 de junho, já será possível fazer o download das especificações diretamente ali. E já está no ar também o hot site HDMI Connect, onde os interessados poderão atualizar as informações sobre o padrão conforme as novidades forem acontecendo.

Este artigo também é muito interessante.

2 thoughts on “HDMI 1.4 já está pronto

  1. Informações super atuais! ainda mais agora com o lançamento do novo receptor HD da Sky.

    Se possível gostaria de receber todos os boletins técnicos.

    Um grande abraço.

    Misael

  2. Ainda temos, no entanto, muito chão pela frente para começar a nos emparelhar com o mercado japonês. Porque não é só no quesito aparelhos que eles estão anos-luz à nossa frente. Lá, as redes 3G já funcionam a plenos vapores há muitos anos e já há redes pré-comerciais de 4G, com velocidades altíssimas tanto para o download quanto para upload de arquivos para a internet. E por aqui, as redes 3G andam mascando…
    Os japoneses sabem mesmo o que é bom: têm acesso a redes celulares melhores,a super banda larga produtos dotados da mais alta tecnologia e, claro, não caem de amores por um aparelho (o iPhone) que é, cá entre nós, deficiente sob muitos aspectos – não manda MMS, não tem Bluetooth (só para acessórios, e não para troca de arquivos com outros equipamentos), não grava vídeo, tem câmera digital fraquinha e por aí vai. Ou seja, os padrões por lá são muito elevados, enquanto os ocidentais(EUA,Brasil) se contentam com muito pouco…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *