12marcosbicudoMarcos Bicudo (foto), que assume a presidência da Philips do Brasil no próximo dia 13 de julho, é um dos executivos mais bem cotados do mercado. Embora nunca tenha trabalhado no setor de tecnologia, teve longa e bem sucedida carreira na indústria química, primeiro na Colgate Palmolive, depois no grupo SC Johnson and Sons e mais recentemente na Amanco. Aos 46 anos, Bicudo chega à Philips para colocar em prática o plano de reestruturação desenhado pela matriz no ano passado, e que Paulo Zottolo, o polêmico ex-presidente que deixou o cargo em agosto, não pôde (ou não quis) implantar. 

Basicamente, trata-se de reposicionar a Philips como uma empresa líder em inovação – não necessariamente nas áreas onde ela sempre se destacou, como a de TVs, hoje um segmento onde se compete mais por preço do que por qualquer outra coisa (cenário que pode mudar nos próximos anos). No início do ano, a Royal Philips Electronics anunciou seu plano para adaptar-se à recessão mundial, incluindo a demissão de 6 mil funcionários e um corte global de 500 milhões de euros por ano. Na semana passada, num encontro com acionistas na Flórida, o presidente mundial do grupo, Gerard Kleisterlee, reafirmou o plano, dizendo que o prejuízo de US$ 98 milhões registrado no primeiro trimestre foi uma “supresa”. Mas assegurou que a empresa continua na sua rota de apostar na inovação, nas três áreas onde atua: equipamentos médicos (em que ocupa o terceiro lugar no mundo), sistemas de iluminação (é líder mundial) e consumer lifestyle (que inclui equipamentos de áudio e vídeo e alguns tipos de eletrodomésticos); a propósito, na semana passada a Philips confirmou a compra da italiana Saeco, famosa por suas cafeteiras.

Quanto ao Brasil, não há muitas informações. O comunicado interno distribuído pelo presidente interino, Robert van de Riet, anunciando a nomeação de Bicudo, diz apenas que o novo CEO dará continuidade ao processo “iniciado nos últimos meses” (ou seja, após a saída de Zottolo), que é “fundamental para que a Philips melhore a sua competitividade e esteja adequada à realidade do mercado”. Diz ainda que nos últimos meses tomou iniciativas para “garantir a lucratividade e melhorar a imagem” da empresa.

Como admite o próprio Riet, vai ser um desafio. Boa sorte ao novo presidente.

7 thoughts on “Philips tem novo presidente

  1. Fiquei fã da Philips desde set/1970 quando comprei um TV B&P, modelo PT-551, Stabili-
    matic(que não deixava a imagem rolar na tela verticalmente). Apesar da Philips ser inova-dora nas áreas em que atua, tenho notado um
    descompasso entre a criação de determinado
    produto e seu lançamento comercial. Vide ul-
    timamente o lançamento do TV LCD de Led, em que a Philips só lançou o produto na Europa. Quando lançar aqui, os concorrentes já esta-
    rão bem à frente e ela deverá correr atrás do prejuízo.

  2. Já quea Philips, tem um novo presidente e também sempre usei os seus produtos, pricipalmente como inovadora em TVS., gostaria que me informasse, quando será lançada a tão aguardada TV tela 21/9 no Brasil, pois serei um dos primeiros a adquiri-la, e sei que o mercado brasileiro já aguarda com ansiedade.

    Fico no aguardo de suas notícias a respeito.
    CESAR

  3. Olá Cesar, nas póximas semanas a Philips deverá anunciar os novos TVs que chegam o mercado brasileiro este ano. Assim que tivermos a informação, divulgaremos aqui. Abs. Orlando

  4. Sou grande admirador da marca e procuro acompanhar através do seu proprio site, revistas especializadas e noticiários,as novidades em produtos da empresa pelo mundo.
    As inovações tecnológicas e a qualidade de produtos de referêcia dessa marca no segmento de áudio e vídeo, sempre aguçaram o meu interesse em adquirí-los pelo que representavam em confiabilidade e qualidade. Como exemplo, cito o toca-discos GA 312, o CD player CD610 entre outros.
    Que o novo presidente tenha sucesso na tarefa de reposicionar a Philips como empresa líder em inovação.

  5. JA QUE ELA É TAO INOVADORA ASSIM PQ FOI A GRADIENTE QUE LANÇOU O CD PLAYERS NO BRASIL??????

  6. Como ja não tenho a quem recorrer, lanço mão deste espaço, para fazer o meu protesto contra a SAECO/PHILIPS. Compramos no dia 02/02/2016 para o nosso Instituto de Psicologia Rocha Brasil uma cafeteira XSmal, instalamos de acordo com as instruções descritas no manual. Para nossa surpresa, no dia 29 do mesmo mês a máquina parou de funcionar, não saindo mais café e sim somente água quente.
    Ligamos para a assistência técnica que nos orientou a levar a máquina para que pudessem avaliá-la, o que fizemos. Qual a nossa quando nos informaram que o defeito tinha sido causado pelo grão de café utilizado, pois poderia ter madeira ou pedaços de ferro e que o conserto seria R$126,90, estão comprometendo o café pilão, pois é este grão que utilizamos. È um absurdo, pois estamos na garantia, pois somente 20 dias de uso. Se fosse para fazer reparo, mandaríamos consertar a nossa outra SAECO que tinhamos a 5 anos (sem nunca ter dado problema). Confiando nisto e que compramos outra SAECO, foi uma decepção. Resumindo, queremos que nos envie outra máquina nova. mas não temos a quem recorrer. A SAECO, diz que a assistência técnica tem que fazer ordem de serviço o que a mesma diz não fazer. E com isto, estamos no prejuízo. Ja vamos acionar judicialmente a SAECO, bem como divulgar em todos os meios de comunicação, como redes sociais e procom. Gostaria que quem lesse essa INDIGNAÇÃO tomasse alguma providência.
    Liege Rocha

  7. Olá Liege, não é nosso departamento, mas esse é um caso típico de Procon. “Reclame Aqui” e “Facebook” também servem para pressionar o fabricante a resolver logo o problema. Boa sorte. Orlando

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