A decisão da Anatel de proibir a Telefonica de vender assinaturas do serviço Speedy pode se tornar um marco na história das telecomunicações no Brasil. É a primeira vez que a agência bate de frente com uma grande operadora, apesar de o setor ser campeoníssimo em reclamações dos usuários. Ou seja, finalmente a Anatel cumpre o papel para o qual foi criada: fiscalizar a prestação desse serviço essencial e punir as prestadoras que não trabalham direito.

Protagonista de inúmeras panes ao longo dos últimos meses, a Telefonica de certa forma abusou do direito de errar. Suas explicações para as falhas – tanto no Speedy (banda larga) quanto na telefonia – chegaram a ser patéticas, como aquela história de que sua central havia sido atacada por hackers! O fato é que agora a Anatel determinou que a operadora não venda mais pacotes do Speedy, até que comprove ter tomado as providências necessárias para evitar novas panes (foi dado prazo de 30 dias para que seja apresentado um plano nesse sentido). Se vender, receberá uma multa histórica: R$ 15 milhões, mais R$ 1.000 para cada novo pacote vendido (se essas multas vão ou não ser pagas, é outra coisa…). 

Além da Telefonica, estão sendo ameaçadas de punição as empresas NMI e UL Certificações, responsáveis pela checagem do equipamento usado pela operadora, e a chinesa Huawei, que fabrica os roteadores. 

Vamos ver se as ameaças são cumpridas. E, principalmente, se o serviço melhora. A propósito do assunto, leiam esta ótima reportagem de Daniela Braun, publicada no IDG Now.

6 thoughts on “Speedy sob ataque geral

  1. Após quase 6 anos como cliente do Speedy não vejo a hora de encontrar uma alternativa viável a ele, talvez a Vivo, e me livrar do péssimo serviço oferecido principalmente nos últimos meses.
    Engraçado, com o aperfeiçoamento das tecnologias já existentes e com o surgimento de novas era de se esperar que a qualidade melhorasse e os preços baixassem, mas com o Speedy acontece exatamente o contrário a qualidade dos serviços só pioram e os preços continuam exorbitantes.
    É nisso que dá a falta de concorrência. Mas tem luz no fim do túnel (sem trocadilho), vem aí a internet banda larga pela rede elétrica.

  2. ta mais do que na hora da anatel resolver o problema com a tv por assinatura da telefonica.
    sinal aberto pirataria a mil,no satelite amazonas?

  3. Tá na hora de fazer a mesma coisa com a senhora SKY, que vende uma coisa e entrega outra. Imagem e som com qualidade de DVD, mas quem tem um aparelho de TV LCD ou PLASMA sabe que não é nada disso. Com a alta taxa de compressão que a Sky utiliza para poder transmitir muitos canais de forma economica, acaba por enviar uma imagem muito aquém do prometido. Mesmo com SkyHD que promete ser FullHd estão reclamando que alguns canais só estão passando por um processo de up-conversion para 1080i. Realmente precisa ser tomado alguma medida a respeito!

  4. Agora sim, parece que está acontecendo algo… Já estava na hora de uma providência contra a telefônica, a mesma se considera absoluta no mercado e não se atentou para a concorrência inclusive do 3G da telefonia celular.

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